Defesa Civil trabalha na prevenção de acidentes causados por chuvas de verão

A cidade de São Paulo já colocou em prática o Plano Chuvas de Verão 2012/13 da Defesa Civil.

Com foco na prevenção e redução de danos físicos e materiais ocasionalmente promovidos pelas precipitações atmosféricas da estação mais quente do ano, a cidade de São Paulo já colocou em prática o Plano Chuvas de Verão 2012/13 da Defesa Civil. O plano vigora até o dia 15 de abril para que o poder público municipal e a comunidade atuem de forma preventiva, adotando procedimentos emergenciais nesta época de chuvas.


A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) é responsável pela decretação dos estados de criticidade para enchentes (alagamentos/ inundações) e escorregamentos, que é realizado com base nas informações meteorológicas e volumes de chuvas fornecidas pelo CGE.
A Defesa Civil possui uma Central de Atendimento, telefone 199, que funciona ininterruptamente. Em caso de emergência, para apoio e orientação, a população deve entrar em contato através desse número. Estudos apontam que o trabalho preventivo tem dado resultados extremamente positivos, visto que nos últimos anos o número de óbitos em ocorrências correlacionadas às chuvas tem diminuído drasticamente. No ano de 2011 não houve nenhum óbito em ocorrências deste tipo.


Na primeira reunião para elaboração para o plano deste verão, realizada em julho, foram destacadas ações da Prefeitura junto aos munícipes que contribuíram para a melhoria do quadro, como a construção dos piscinões da cidade; da conscientização sobre o cuidado com os animais domésticos, que sofrem com as consequências dos desastres causados pelas chuvas; o monitoramento participativo em áreas de risco geológico e para enchente; o desenvolvimento e a execução do Plano Preventivo Local, a limpeza dos logradouros e ruas; além da fiscalização por parte da GCM para coibir o descarte irregular de resíduos, evitando alagamentos.


Em Pirituba/Jaraguá, este plano também já foi iniciado. neste período que antecede as chuvas, Além dos serviços habituais da Subprefeitura na manutenção da drenagem urbana da região, há uma série de medidas dispostas na Operação “Chuvas de Verão”, que amplia o monitoramento das áreas de alagamentos e inundações, com equipes de prontidão, caso seja necessária alguma intervenção. A Subprefeitura ainda dispõe de uma Sala de Situação que registra e acompanha todos os tipos de ocorrências na região, além das equipes da Defesa Civil que também estão sempre prontas a atender a população em caso de emergência.


Aproveitamos para informar que a população pode colaborar nas ações de zeladoria da cidade, registrando suas reclamações pelo telefone 156, pelo site http://sac.prefeitura.sp.gov.br ou na Praça de Atendimento da Subprefeitura mais próxima.


 

Assessoria de Imprensa - SPPJ