Prefeitura retira 115 mil propagandas irregulares no 1º trimestre

As 31 subprefeituras recolheram diariamente, em média, 1.166 materiais, entre faixas, cartazes, placas, banners e outros objetos, de janeiro a março.

Por meio de operações com fiscalização diária, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras recolheu 115.327 publicidades irregulares na paisagem urbana da cidade, somente entre janeiro a março deste ano.

Na média, as 31 subprefeituras recolheram, por dia, 1.166 propagandas entre faixas, cartazes, placas, banners e outros objetos, que ferem a Lei 14.223 (Cidade Limpa).

A Subprefeitura Mooca lidera as apreensões com média de 5.600 materiais recolhidos por mês, seguido por Pirituba/Jaraguá (5.200) e Lapa (3.500). As subprefeituras do Ipiranga e Santo Amaro com médias de, respectivamente, 2.500 e 2.300 apreensões completam a lista das regionais que recolheram mais publicidades irregulares.

Entre os tipos de materiais irregulares mais apreendidos estão os cartazes, conhecidos como ‘lambe-lambe’, com média de 7.800 unidades apreendidas todos os dias. Banners, com média de 115 unidades recolhidas por dia e placas/faixas, com 82 apreensões, são os líderes entre os tipos de publicidades.

De acordo com a Lei Cidade Limpa, os estabelecimentos que não se adequarem às normas estão sujeitos a multa no valor de R$ 10 mil reais para cada item irregular, com acréscimo de R$ 1 mil para cada metro quadrado excedente.

Pichações
Outra ação realizada pelas subprefeituras para a preservação da paisagem urbana é a pintura sobre pichações e vandalismo. As artes urbanas como o grafite, autorizadas pelo proprietário, não fazem parte da ação.

Somente no primeiro trimestre, foram pintados 438.386 metros quadrados de área, representando uma média mensal de 146.129 metros quadrados.

 

Assessoria de Imprensa - SPPJ