Prefeitura entrega terreno para construção de Instituto Federal em Pirituba

Para Haddad, 2015 é "prazo razoável" para realização do primeiro processo seletivo da instituição.

O prefeito Fernando Haddad participou neste sábado (4), em Pirituba, do ato de concessão de um terreno de 67 mil m² para a construção de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na região. A expectativa é que, após a elaboração do projeto e a conclusão da licitação, a obra leve cerca de 12 meses para ser concluída. “Um ano é o tempo estipulado e também um prazo razoável para que a obra fique pronta. Se tudo ocorrer conforme o cronograma, o primeiro processo seletivo tem previsão de ocorrer já no inicio de 2015", afirmou.

“O Instituto Federal é uma combinação virtuosa de duas instituições, a ETEC (Escola Técnica Estadual de São Paulo), e a FATEC (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). Portanto, é uma instituição que vai oferecer cursos técnicos de nível médio, além de cursos superiores tecnológicos e licenciaturas para a formação de professores", disse o prefeito. A concessão da área, localizada na Avenida Mutinga, 951, tem prazo de 90 anos.

A doação do terreno, ainda segundo Haddad, não representa o fim da participação da administração municipal no desenvolvimento do instituto. “Não é porque doamos o terreno que a Prefeitura vai se afastar. Nossa parceria é contínua”, disse o prefeito durante a solenidade, realizada na Paróquia São Luiz Gonzaga.
Esse não é o primeiro terreno doado pela Prefeitura para a construção de um pólo universitário. Em janeiro, um projeto de lei sancionado pelo prefeito cedeu uma área na Zona Leste para a instalação de um campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Essas instituições vão ajudar a compor o Anel Universitário, que tem como meta implantar universidades federais nas principais cidades da Grande São Paulo”, completou o prefeito.

Formação continuada

Haddad também destacou que a Prefeitura vai aproveitar a estrutura dos CEUs (Centros de Educação Unificada) para criar pólos do programa Universidade Aberta na capital paulista. Integrado por universidades públicas, o programa oferece cursos de nível superior por meio do ensino à distância, priorizando professores e gestores que atuam na educação básica.
“Nossa ideia é utilizar os espaços dos CEUs para a formação do professor no período noturno. Vamos oferecer cursos gratuitos que serão ministrados por universidades estaduais e federais que integram o programa Universidade Aberta”, explicou o prefeito.
Também participaram do evento o secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel, os subprefeitos de Perus e Pirituba, José Evangelista e Carlos Diethelm, o presidente da Câmara Municipal, José Américo, parlamentares e representantes da arquidiocese local, além de membros de entidades juvenis e de movimentos populares da região.