Prefeitura organiza simpósio sobre candidatura à Expo 2020

Simpósio “São Paulo: Força da Diversidade” debaterá a candidatura paulistana à Exposição Universal (Expo) 2020. Todos os delegados do Bureau Internacional de Exposições (BIE), que têm direito a voto para a escolha da cidade sede, foram convidados a participar do evento.

A Prefeitura realiza na próxima sexta-feira (20) o simpósio “São Paulo: Força da Diversidade”, que debaterá a candidatura paulistana à Exposição Universal (Expo) 2020. Todos os delegados do Bureau Internacional de Exposições (BIE), que têm direito a voto para a escolha da cidade sede, foram convidados a participar do evento. “Será um grande encontro para apresentar e promover a nossa cidade”, afirmou a vice-prefeita e presidente do Comitê de Candidatura de São Paulo à Expo 2020, Nádia Campeão.

Saiba mais sobre a candidatura de São Paulo:

1. A cada cinco anos, uma cidade é escolhida para receber a Exposição Universal (World Expo). Durante seis meses, a Expo reúne governos de diversos países, organizações nacionais, internacionais e empresas para discutir temas de relevância global como tecnologia, sustentabilidade, inovação, urbanismo e economia, sempre de olho no futuro das populações. O evento produz legados marcantes, os quais tornaram-se ícones mundiais, tais como Torre Eiffel (Paris), Space Needle (Seattle) e Unisphere (Nova Iorque).

2. A candidatura é composta de diversas fases, tais como, a apresentação de um dossiê de candidatura, apresentações técnicas aos delegados representantes de 167 países membros do Bureau Internacional de Exposições (órgão responsável pela regulamentação de feiras internacionais), bem como a realização de missões de averiguação.

3. Como uma fase final do processo, realiza-se um simpósio para que representantes dos países votantes tenham contato com o projeto de candidatura in loco. Esta constitui-se como uma importante oportunidade para convencimento dos delegados do BIE pelo pleito de São Paulo.

4. A construção do Centro de Convenções de Pirituba não está condicionada ao processo de candidatura da cidade à Expo 2020. Tal construção responde a uma necessidade de São Paulo que, hoje, deixa de receber eventos e feiras internacionais com elevado potencial para a geração de empregos e renda.

5. O projeto permitirá o desenvolvimento sócio econômico da região, e iniciativas de capacitação profissional para sua implementação até 2020. O projeto criará um novo eixo de desenvolvimento que permita a inclusão das pessoas que hoje moram na região, com a redução da necessidade de locomoção, tanto para acesso a empregos, como para equipamentos públicos.

6. O evento será custeado integralmente pelas suas próprias receitas oriundas de bilheteria, patrocínios, entre outros, durante os seis meses de realização. Os investimentos em infraestrutura tais como, rodoanel norte e linha laranja do metrô, já estão sendo implantadas, independentemente da realização da Expo e não compõem a estrutura de custos prevista para o evento.

7. Atualmente, o terreno previsto para a Expo é composto principalmente por uma área privada desabitada que possui grande cobertura vegetal não nativa. O projeto da Expo 2020 prevê, além da construção do novo parque de exposições, em sua maior parte o reflorestamento da mata nativa da área com a criação de um parque público três vezes maior que o Parque do Ibirapuera, destinado à população local. Como legado da Expo 2020 estão previstos ainda a implantação de programas de habitação social, equipamentos de saúde, educação e infraestrutura de transporte.

 

Serviço:


Simpósio São Paulo: Força da Diversidade
Data: 20/9 (sexta-feira)
Horário: 8h30 às 19h (Abertura e encerramento serão abertas para a cobertura do evento. Jornalistas que queiram acompanhar plenárias e mesas-redondas deverão se credenciar no local)
Local: Hotel Hilton São Paulo Morumbi – Sala Moema - Av. das Nações Unidas, 12.901