Secretaria cria departamento exclusivo para transporte de cargas

Divisão ficará responsável por planejamentos pertinentes ao setor, tais como a definição vias adequadas e de horários para a circulação de veículos de abastecimento na cidade

O transporte de cargas ganhou na manhã desta segunda-feira (31) um departamento exclusivo dentro da Secretaria Municipal de Transportes (SMT). O prefeito de São Paulo e o secretário responsável pela pasta, assinaram o decreto que cria a Divisão de Transportes de Cargas do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV).

 

"Sei da importância do setor para a riqueza da cidade de São Paulo. Nós temos que considerar a carga como um subtipo de transporte coletivo porque estamos tratando da coletividade, estamos cuidando do abastecimento de 12 milhões de pessoas. Se esse abastecimento não ocorrer da melhor maneira possível, toda a cidade é impactada", afirmou o prefeitoi.

 

A medida atende a uma antiga reivindicação do setor, que antes deveria se reportar ao Departamento de Transportes Públicos (DTP). A nova divisão tratará das demandas específicas do segmento, tais como cargas especiais, produtos perigosos e autorizações.

 

"Uma das funções desse departamento é estudar uma melhor circulação desses veículos na cidade, o que passa pela discussão dos horários de circulação e pela ampliação ou não dos VUCs (veículos urbanos de carga) - veículos de abastecimento muito presentes, principalmente no centro expandido", disse o Secretário de Transportes. 

 

O secretário também acrescentou que caberá à divisão uma otimização da fiscalização de tais veículos. "Vamos aprimorar do ponto de vista da fiscalização para evitarmos, por exemplo, cargas perigosas trafegando pelas vias da cidade sem aviso e monitoramento adequado", afirmou.

 

Na prática, a Divisão de Transportes de Cargas terá como atribuições o planejamento e a proposição de ações para a melhoria do tráfego de caminhões e da logística de abastecimento em parceria com a Companhia de Engenharia de Trânsito (CET). Caberá a ela mapear, regulamentar e adequar todas as atividades de trânsito e transporte de carga, estipulando não somente os melhores horários, mas também as vias mais apropriadas.

 

Entrega noturna
Também estará sob responsabilidade do departamento recém-criado a entrega noturna de cargas, cujo projeto-piloto aconteceu entre outubro de 2014 e março de 2015, em um perímetro da região oeste formado pelas marginais Tietê e Pinheiros, as pontes da Freguesia do Ó e da Casa Verde e as vias Marquês de São Vicente, Pompéia, Heitor Penteado, Dr. Arnaldo e Pacaembu.

O sistema de entregas aplicado nessa região foi desenvolvido por um grupo técnico criado em 2013, em diálogo com todos os atores do segmento, em especial os transportadores e grandes redes de comércio. A implantação foi realizada em parceria com 15 empresas, entre lojas de rua, shopping centers e home centers. As entregas eram realizadas das 21h às 5h.

 

"Essa administração está vendo a carga da maneira como ela deve ser vista. Não dá para conviver em uma cidade como São Paulo sem o abastecimento. Nós vamos deixar de concorrer com os demais veículos e com os coletivos durante o dia na cidade de São Paulo. Vamos utilizar o sistema viário no momento em que ele está subutilizado", afirmou Manoel Sousa Lima Júnior, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo (Setcesp). O projeto-piloto deverá ser ampliado nos próximos meses.

 

Durante a cerimônia de assinatura do decreto, o secretário dos Transportes lembrou ainda que a Prefeitura realiza uma pesquisa inédita sobre circulação de cargas na cidade. O estudo Origem e Destino de Cargas está levantando dados junto a empresas de serviços, indústria, comércio, construção e coleta de resíduos.

 

Segundo o secretário dos Transportes, mais de mil questionários foram distribuídos e cerca de 400 deles já foram respondidos. O projeto está vinculado à política pública de reorganização do espaço viário e de melhoria da mobilidade urbana.

De Secretaria Executiva de Comunicação