CEI oferece nova proposta pedagógica em Taipas, zona norte da cidade

Prefeito visitou as instalações do Centro Educacional Infantil Fé e Alegria, no Jardim Rincão. Na unidade, crianças não possuem salas fixas e são estimuladas a ocupar e explorar todo o espaço

O prefeito de São Paulo visitou na manhã desta terça-feira (8) as instalações do Centro de Educação Infantil (CEI) Fé e Alegria, no Jardim Rincão, zona norte da cidade. A unidade conveniada é administrada pela Fundação Fé e Alegria do Brasil e oferece 130 vagas para crianças de 0 a 3 anos e 11 meses.

“Eu fiquei muito impressionado com o trabalho que está sendo realizado aqui. A gente logo percebe o jeito que a instituição se organizou. Esse projeto é tão interessante que deveria inclusive ser objeto de uma discussão mais ampla com outras CEIs, que poderiam se inspirar nessas diretrizes para inovar a forma de recepcionar as crianças e educá-las para autonomia e para liberdade do senso crítico”, afirmou o prefeito.

A proposta pedagógica utilizada pela entidade está contemplada por áreas de interesse que incluem espaço para o jogo simbólico, movimento, ateliê, jogos, leitura e atividades aquáticas. As crianças não possuem salas fixas e são estimuladas a ocupar toda a unidade, explorando o espaço.

Os materiais, utensílios e objetos de uso da criança estão dispostos em móveis e prateleiras baixas, de fácil acesso e etiquetados, facilitando a identificação e proporcionando independência e autonomia em sua utilização. Desse modo, os espaços do Centro Infantil estão organizados em salas mistas de 1 a 3 anos e 11 meses de idade.

“Desde o momento que a criança começa a desenvolver suas atividades ela precisa saber escolher, ser tratada como alguém que tem desejos, escolhas e sonhos. Com certeza uma criança que é bem cuidada desde sempre terá uma vida completamente diferente e vai poder fazer as suas escolhas”, afirmou o secretário municipal de Educação.

Fundada em 1955 na Venezuela, a Fundação Fé e Alegria está presente em 14 países da América Latina e também na Espanha, onde funciona como plataforma de apoio técnico para gestão de projetos e difusão de seu trabalho na Europa. Presente desde 1980 no Brasil, a entidade, que atua em onze Estados, desenvolve programas na área de educação, cultura e desenvolvimento comunitário.

A fundação atende ainda crianças de 4 a 5 anos e 11 meses pelo projeto Raízes Pela Vida, que atua no contra turno do horário da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil), e é financiado pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS).

O CEI conta também com um Centro da Criança e Adolescente (CCA), sala de informática, salas de atividades (espaço dos maiores e dos bebês), refeitório, parquinho, sala de professores, solarium, parquinhos e sala de artes.

Também participaram da visita a vice-prefeita e coordenadora do Comitê Integrado de Subprefeituras (CIS), e o subprefeito e o chefe de gabinete de Pirituba/Jaraguá.

De Secretaria Executiva de Comunicação

Imagem crédito: César Ogata / Secom