Aprovação e adesão às atividades da Virada Esportiva aumentam em 2015

Pesquisa aponta que 90% do público do evento, que aconteceu neste fim de semana, avaliou positivamente a infraestrutura. Número de presentes que foram só assistir caiu dez pontos percentuais, e mais pessoas praticaram as modalidades oferecidas

A 9ª edição da Virada Esportiva, que aconteceu da manhã de sábado (24) até o fim da tarde do domingo (25), foi avaliada positivamente pelo público participante, superando a nota recebida pelo evento no ano. Também aumentou o número de pessoas que efetivamente praticaram as 130 modalidades oferecidas. A programação durou 34 horas e contou com 2.115 atividades espalhadas por 416 locais diferentes da cidade de São Paulo.

De acordo com uma pesquisa realizada com mais de 1.000 pessoas pelo Observatório de Turismo e Eventos da São Paulo Turismo (SPTuris), a nota média dada para a Virada Esportiva 2015 foi 8,8, em uma escala até 10, e ficou acima da média atribuída pelo público no ano passado, que foi de 8,4. Os participantes do evento também avaliaram como boa ou ótima a infraestrutura geral do evento (90%), os locais de realização (94%) e as atividades oferecidas (83%).

Outro avanço apontado no levantamento da SPTuris é que mais pessoas foram até as arenas ou espaços montados para efetivamente praticar e aprender novas modalidades esportivas oferecidas. Segundo a pesquisa, enquanto em 2014 mais da metade (58%) do público foi somente assistir aos eventos, neste ano o número caiu para 48%, ampliando em dez pontos percentuais o volume de pessoas que praticaram esportes na Virada.

Entre as modalidades, os esportes radicais continuam na preferência dos participantes. Em 2014, 52% afirmaram que o principal interesse era por esportes radicais. Neste ano, o número subiu para 59%. Já os locais preferidos pelo público foram o Vale do Anhangabaú (26%), Clube Esportivo Tietê (21%) e Parque Ibirapuera (19%). Segundo o levantamento, o que atraiu o público para esses locais foi a programação, com 35%, e o fácil acesso, com 23%.

Em relação ao perfil do participantes da Virada Esportiva, 26% tinham idade entre 18 a 24 anos, seguido pelo público entre 30 e 39 anos (24%) e de 25 a 29 anos (16%). Apenas 12% tinham entre 14 e 17 anos, provavelmente, segundo a SPTuris, porque a Virada Esportiva aconteceu no mesmo fim de semana de aplicação do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Os homens foram maioria, com 58%, um crescimento de 7,4% em relação ao ano passado, quando o gênero masculino correspondeu a 54% do público.

Questionados sobre o que a Virada Esportiva representa, 29% do público definiu o evento como saúde e bem estar, seguido por conhecer novas atividades esportivas (26%) e oportunidade de passear pela cidade (25%). A pesquisa, que é realizada anualmente, estará disponível na íntegra a partir desta segunda-feira (26) no site observatoriodoturismo.com.br

De Secretaria Executiva de Comunicação

Lilian Santos