Projeto Buracão - A nascente e a felicidade

Venha conhecer o projeto e ajude a preservar esta importante nascente da nossa região!

A Subprefeitura Pirituba Jaraguá convida a todos que tenham interesse em conhecer ou colaborar para esse projeto que será proposto e apresentado pelo Teatro Silva no dia 10 de Março de 2016, às 15h no Auditório da Subprefeitura - Rua Luis Carneiro, 193 - Vila Pereira Barreto/Pirituba.

Juntos iremos conhecer a proposta e discutir essa parceria que será para um bem maior em nossa região.

Contamos com sua presença!


Saiba o que é o Projeto Buracão!

O Buracão é um espaço de aproximadamente 2000 m² encravado no Jd. Felicidade, entre as Ruas Padre Guido del Toro, Dom Érico Ferrari e Julio Nicolau. É vizinho da EMEI Jardim Felicidade. O Buracão existe porque nele há uma brava nascente que resistiu a várias tentativas passadas de soterramento.
É justamente na preservação dessa nascente que está à importância do chamado Projeto Buracão.


A Nascente e a felicidade:

O Jd. Felicidade, quando foi loteado, não possuía água encanada. Todas as casas foram construídas com a água da nascente que naquela época era chamada de “Bica do Seu Bastião”. As mulheres usavam a água para lavar roupa e levavam para cozinhar e limpar a casa. Ainda hoje existem pessoas que viveram essa época e contam muitas histórias do local.

Na nascente brota uma água cristalina, ela está em processo de revitalização realizado pelo TeatroSilva, em parceria com Subprefeitura Pirituba/Jaraguá e com Biólogos, Engenheiros Ambientais e permacultores, além de especialistas em recursos hídricos.

Através do Projeto Buracão - implementação de uma Escola de Artes e Permacultura, a nascente do Buracão poderá ser totalmente revitalizada e principalmente, permanecer protegida.

O Projeto Buracão, que será apresentado no próximo dia 10 de Março, às 15h na Subprefeitura de Pirituba, conta com diversos parceiros, dentre eles a Subprefeitura Pirituba/Jaraguá, UMAPAZ, Hortão da Casa Verde, SOS Abelhas Sem Ferrão e a divisão de saúde escolar da DRE Pirituba.

(Fonte Teatro Silva - Sandro Demary)