Apresentação do planejamento estratégico da Secretaria das Subprefeituras

Na manhã desta sexta-feira, 22/02, no auditório da Subprefeitura Sé foram apresentados os resultados do Planejamento Estratégico da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras aos Coordenadores, Supervisores e Facilitadores da Qualidade da Secretaria, Subprefeituras, Supervisão de Abastecimento (ABAST) e Superintendência das Usinas de Asfalto (SPUA). Estiveram presentes 150 servidores.

Na abertura, o Subprefeito da Sé falou sobre a importância do Programa "Qualidade na Gestão Pública", iniciado pelo secretário em abril de 2007 - "o secretário é um grande incentivador da modernização da gestão pública, da ampliação da qualidade dos serviços e o profissionalismo dos servidores". Ressaltou o ineditismo da implantação de um modelo de gestão no âmbito da Prefeitura - "a Secretaria das Subprefeituras sai à frente nesse tema, presente na pauta de votação da Câmara Municipal de São Paulo. Nesta semana, foi aprovada pelos vereadores a Lei de Metas. Segundo a Lei, o prefeito terá que apresentar metas quantitativas por Áreas e Subprefeituras, num prazo de 90 dias. E finalizou: "Parabenizo aos que estão aqui hoje, pois fazem parte de um grupo privilegiado de servidores que iniciarão uma nova fase da gestão pública. Chegou ao fim a era do "achismo", trabalharemos com fatos e dados. A partir de agora temos que ter certeza de tudo, daí a idéia de instituirmos o planejamento estratégico (ferramenta de gestão) na Secretaria e 31 Subprefeituras".

Organizado pelo Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade e apresentado pelo consultor Carlos Basso, o encontro divulgou na íntegra a filosofia organizacional da Secretaria de Coordenação e Subprefeituras (Missão, Visão e Valores), Diretrizes e Objetivos para o período de 2008-2015.

O material apresentado pelo consultor é o produto final do Planejamento Estratégico da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, realizado durante o mês de dezembro, por um grupo de subprefeitos, assessores e o Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade.

A metodologia utilizada engloba o "balanced scorecard", ou seja, quadro equilibrado de indicadores, ou ainda, painel de bordo. Tal ferramenta, utilizada mundialmente, permite mensurar o desempenho proposto sob quatro perspectivas: Aprendizado e Crescimento, Processos/Atividades, Cidadão/Usuário e Reconhecimento Público.

O Planejamento Estratégico - prática inserida no critério de excelência Estratégias e Planos, do modelo de gestão Gespública, em implantação na Secretaria e 31 Subprefeituras - inspira e dá o tom das ações das Subprefeituras para os próximos 5 anos. A idéia é que, com a apresentação do Planejamento Estratégico, as Subprefeituras desenvolvam o Planejamento Tático e Operacional, para 2008, até o final de abril.

Ao final, todos os participantes receberam um CD contendo: Planejamento (conceito), Planejamento Estratégico da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras (produto final), Planejamento Tático e Operacional (orientações), Layout "Filosofia Organizacional" (para divulgação em todos os prédios das Subprefeituras - banner e acrílico), Programa Qualidade na Gestão Pública (histórico) e Modelo de Gestão (Gespública).


(Texto: Pamela Salazar Mora)