Núcleo da Vila Maria muda planos para 2009

Após reunião com o subprefeito e alta direção, o grupo da qualidade da subprefeitura Vila Maria decidiu seguir as orientações do Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade/SMSP e cancelou sua inscrição ao Prêmio  Paulista de Qualidade na Gestão 2009 - nível II - 500 pontos. A decisão foi tomada por concordarem, com a equipe da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, que não houve tempo hábil, para implementar melhorias que eliminem as lacunas da gestão, apontadas no Relatório de Avaliação de 2008.
 
Certificada em 2008, no nível 250 pontos, pelo Instituto Paulista de Excelência na Gestão (IPEG), a Subprefeitura Vila Maria recebeu um Relatório de Avaliação - RA, assim como as demais subprefeituras que participaram do Prêmio. A partir deste documento a equipe da Subprefeitura Vila Maria poderá conhecer os pontos fortes e as oportunidades de melhoria para cada um dos itens dos critérios de avaliação e, durante o ano de 2009, trabalhar na implantação de novas práticas de gestão coerentes com os critérios de excelência.

Receber o Relatório de Avaliação é, senão o único, o principal motivo que levou o Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade (NTGQ/SMSP) a incentivar as subprefeituras a submeterem seu atual modelo de gestão a uma avaliação externa. Desta forma, contando com a assessoria da equipe de consultoras da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, os atuais gestores e servidores poderão colocar em prática o conceito de aprendizado e melhoria contínua.
 
Durante a reunião, as integrantes do NTGQ/SMSP, Maria da Graça Ferreira, Beatriz Tedesco e Joana Morales e os  facilitadores da qualidade da Subprefeitura Vila Maria definiram as próximas ações:
 
•   Definição dos nomes dos facilitadores e dos integrantes dos Grupos de Trabalhos - GTs (publicação da Portaria);
•  Treinamento nos critérios de excelência (IPEG ou virtual da FNQ) - Todos os integrantes dos GT´s deverão ser treinados. (em andamento);
•   Marcar reunião com NTGQ/SMSP para reforçar o treinamento e papel dos GTs;
•   Definição das oportunidades de melhorias apontadas no RA que serão contempladas em 2009 (Pelo menos uma prática por GT até julho/2009) e depois, mais uma prática por GT até dezembro de 2009;
•   Realizar o planejamento 2009;
•   Trabalhar com as áreas para que iniciem o uso de indicadores.