22 Subprefeituras e ABAST já publicaram a Portaria da Qualidade

Vinte e duas, das 31 subprefeituras da cidade - Perus, Butantã, Cidade Tiradentes, Ipiranga, São Miguel, M´Boi Mirim, Jaçanã, Jabaquara, Parelheiros, Santana, São Mateus, Sé, Capela do Socorro, Penha, Pirituba, Cidade Ademar, Ermelino Matarazzo, Itaim Paulista, Itaquera, Jabaquara, Mooca, Santo Amaro e Vila Mariana e a Supervisão de Abastecimento (ABAST) - publicaram os nomes dos facilitadores da qualidade e integrantes dos grupos de trabalho. A publicação foi determinada pela portaria nº 001/SMSP/GAB/2009, assinada pelo Secretário das Subprefeituras, em 10/01, que prevê a criação, em até 30 dias, dos Núcleos da Qualidade nas 31 Subprefeituras, Superintendência das Usinas e Asfalto (SPUA) e na Supervisão de Abastecimento (ABAST).

Os Núcleos da Qualidade são compostos por servidores de carreira que passarão a exercer o papel de facilitadores da qualidade. O documento determina também a criação de sete grupos de trabalho, compostos por servidores de todas as áreas da subprefeitura, que auxiliarão os facilitadores na função de implantar novas práticas de gestão e na disseminação da cultura da qualidade.

Todos os núcleos estarão sob a coordenação do Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras (NTGQ/ SMSP), que atua desde março de 2007 e foi oficializado em novembro do mesmo ano, por meio do decreto nº 48.968/2007 do atual Prefeito.

O Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade tem como objetivo implantar um novo modelo de gestão, por meio do Programa Qualidade na Gestão Pública na Secretaria e nas Subprefeituras. Sua equipe está envolvida na apresentação e divulgação do programa e a orienta a redação do Relatório de Gestão nas subprefeituras, ABAST e SPUA. Semanalmente as ações decorrentes do Programa de Qualidade são divulgadas por meio do Jornal Mural e Boletim Eletrônico da Qualidade.

O atual modelo de gestão, em implantação, baseia-se no Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA. O modelo foi desenvolvido especialmente para órgãos públicos e tem como linha mestra a idéia de que um órgão público pode ser excelente sem deixar de ser público.
 
As subprefeituras que ainda não oficializaram seus Núcleos estão, todavia, selecionando os servidores que irão integrar os seus núcleos, ou ainda não tiveram reunião com o Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade.