Capacitação dos servidores da Secretaria e Subprefeituras

A parceria entre a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e o Instituto Paulista de Excelência da Gestão (IPEG) promoveu a capacitação de 190 servidores da Secretaria e Subprefeituras, em 2008. Neste ano, na última semana de janeiro, outros 36 servidores tiveram a oportunidade de conhecer e travar os primeiros debates sobre temas fundamentais para a implantação de um novo modelo de gestão nas subprefeituras. Para as turmas de amanhã e depois, 10 e 11/02, no auditório da Subprefeitura Santana, mais 35 servidores estão inscritos.
 

O curso Modelo de Excelência e os Critérios do PPQG ministrado pelos consultores do IPEG, aborda os seguintes assuntos: os fundamentos dos critérios do sistema de gestão; o significado do modelo de gestão; os critérios do Prêmio Paulista da Qualidade na Gestão - PPQG 2009; modelos de soluções típicas para cada critério apresentado; exemplos de práticas adequadas para cada critério e conceitos de controle e aprendizado.

A capacitação dos servidores da Secretaria e Subprefeituras faz parte do plano de desenvolvimento do Programa Qualidade na Gestão Pública, iniciado em março de 2007. Com o objetivo de modernizar o sistema de gestão de forma a aumentar a satisfação da população com o serviço público, o programa é coordenado pelo Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade / SMSP e pelos Núcleos da Qualidade das Subprefeituras, formado por servidores conhecidos como Facilitadores da Qualidade. É deles a função de disseminar os conceitos e fomentar a implantação de novas práticas de gestão, junto ao Subprefeito, Chefe de Gabinete, Coordenadores e Assessores, de acordo com os critérios de excelência que norteiam o modelo de gestão Gespública, em implantação nas subprefeituras.

"O treinamento e a capacitação dos servidores são fundamentais para que o novo modelo de gestão continue a ser implantado em todas as subprefeituras. Os resultados são a motivação dos profissionais da Prefeitura e a modernização do atendimento à população", afirma Andrea Matarazzo, secretário das Subprefeituras.

Nesta edição estão inscritos servidores das Subprefeituras: Cidade Ademar, Ermelino Matarazzo, Ipriranga, Itaquera, Jaçanã, Mooca, Penha, Perus,Santana, Vila Prudente, Pinheiros, São Miguel e Superintendência das Usinas de Asfalto (SPUA). 

Capacitação não onera os cofres públicos

O IPEG é uma organização de direito privado, sem finalidade de lucro, fundada em 2001 e tem como principal objetivo: contribuir com as organizações sediadas no Estado de São Paulo na jornada para a excelência da gestão, assegurando a prosperidade do cidadão, a integridade do meio-ambiente, a pujança econômica, a vanguarda tecnológica e a competitividade do Estado e do País.

Formado por consultores de renome o IPEG tem uma concorrida grade de cursos, que chegam a valer R$ 600,00 por pessoa.

Desta forma, com um cálculo simples, só neste ano, visto que 71 servidores já participaram ou estão inscritos, concluímos que a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras economizou R$ 42.600,00 e aumentou, em muito, o seu capital intelectual (*).

Mais duas turmas estão programadas para os meses de março e abril.

(*) O capital intelectual é a soma do conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva. Ao contrário dos ativos, com os quais empresários e contadores estão familiarizados - propriedades, fábricas, equipamento, dinheiro, o capital intelectual é intangível.