Capacitação – Servidores discutem modelos de Gestão

Parceria entre a Secretaria das Subprefeituras, por meio do Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade, e o Instituto Paulista de Excelência na Gestão – IPEG promove a capacitação de servidores das subprefeituras nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/01).

Firmada em novembro de 2007, a parceria da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras com o Instituto Paulista de Excelência da Gestão - IPEG  promoveu a capacitação de 190 servidores da secretaria e subprefeituras em 2008. Nesta semana, mais 30 servidores terão a oportunidade de conhecer e travar os primeiros debates sobre temas fundamentais para a implantação de um novo modelo de gestão nas subprefeituras.

O curso “Modelo de Excelência e os Critérios do PPQG”, ministrado pelos consultores do IPEG, aborda os seguintes assuntos: os fundamentos dos critérios do sistema de gestão; o significado do modelo de gestão; os critérios do Prêmio Paulista da Qualidade na Gestão - PPQG 2009; modelos de soluções típicas para cada critério apresentado; exemplos de práticas adequadas para cada critério e conceitos de controle e aprendizado.

A capacitação dos servidores da Secretaria e Subprefeituras faz parte do plano de desenvolvimento do Programa Qualidade na Gestão Pública, iniciado em março de 2007. Com o objetivo de modernizar o sistema de gestão, de forma a aumentar a satisfação da população com o serviço público, o programa é administrado pelo Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade / SMSP e pelos Núcleos da Qualidade das Subprefeituras, formado por servidores conhecidos como Facilitadores da Qualidade. É deles a função de disseminar os conceitos e fomentar a implantação de novas práticas de gestão, junto ao Subprefeito, Chefe de Gabinete, Coordenadores e Assessores, de acordo com os critérios de excelência que norteiam o modelo de gestão Gespública, em implantação nas subprefeituras.

 “Em 2008, com um ano de trabalho, onze subprefeituras se propuseram a submeter o modelo de gestão atual à avaliação do Instituto Paulista de Excelência na Gestão - IPEG. De forma inédita, oito foram certificadas no nível I da categoria Órgãos da Administração Pública. A idéia é ampliar esse trabalho para que as 31 subprefeituras alcancem  o mesmo nível de excelência na gestão, resultando no nosso objetivo principal, que é a melhor prestação de serviço à população”, afirmou o secretário de subprefeituras Andrea Matarazzo.

O IPEG é uma organização de direito privado, sem finalidade de lucro, fundada em 2001 e tem como principal objetivo: contribuir com as organizações sediadas no Estado de São Paulo na jornada para a excelência da gestão, assegurando a prosperidade do cidadão, a integridade do meio-ambiente, a pujança econômica, a vanguarda tecnológica e a competitividade do Estado e do País.

Participarão destes dois primeiros dias de capacitação as Subprefeituras Butantã, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Jabaquara, Jaçanã, M’Boi Mirim, Pinheiros, Pirituba, Santo Amaro, São Mateus, Parelheiros, Penha e Freguesia do Ó.