Portaria determina a criação dos Núcleos da Qualidade em todas as Subprefeituras

O ano começou a todo vapor para o Programa Qualidade na Gestão Pública em implantação na Secretaria de Coordenação e subprefeituras.

No último sábado, o secretário Andréa Matarazzo publicou a portaria nº 001/SMSP/GAB/2009 pela qual determina a criação, em até 30 dias, dos Núcleos da Qualidade nas 31 Subprefeituras, Superintendência das Usinas e Asfalto (SPUA) e na Supervisão de Abastecimento (ABAST).

Os núcleos serão compostos por servidores de carreira que passarão a exercer o papel de Facilitadores da Qualidade. O documento determina também a criação de sete Grupos de Trabalho, compostos por servidores de todas as áreas da subprefeitura, que auxiliarão os Facilitadores da Qualidade na função de implantar novas práticas de gestão e a disseminação da cultura da qualidade.

Todos os núcleos estarão sob a coordenação do Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade - NTGQ da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, que atua desde março de 2007 e foi oficializado em novembro do mesmo ano, por meio do decreto nº 48.968/2007 do atual Prefeito Gilberto Kassab. A equipe tem como objetivo implantar um novo modelo de gestão, por meio do Programa Qualidade na Gestão Pública na Secretaria e nas Subprefeituras.

 "O programa da Qualidade  na Gestão Pública é  uma de nossas principais prioridades . Em um ano de trabalho onze subprefeituras se propuseram a submeter o modelo de gestão atual à avaliação do Instituto Paulista de Excelência na Gestão - IPEG. De forma inédita, oito foram certificadas no nível I da categoria Órgãos da Administração Pública. A idéia é ampliar esse trabalho para que as 31 subprefeituras alcancem  o mesmo nível de excelência na gestão, resultando no nosso objetivo principal, que é a melhor prestação de serviço à população", afirmou o secretário de subprefeituras Andrea Matarazzo.

O atual modelo de gestão, em implantação, é baseado no Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA regido pelos seguintes critérios de excelência: Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos, Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. O modelo, desenvolvido especialmente para órgãos públicos, tem como linha mestra a idéia de que um órgão público pode ser excelente sem deixar de ser público.