NTGQ reúne facilitadores da qualidade

Na tarde desta segunda-feira (12), 53 facilitadores da qualidade se reuniram no auditório da subprefeitura Santana/Tucuruvi. Organizada pelo Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade - NTGQ/SMSP, que mais uma vez pode contar com o apoio dos facilitadores do Núcleo da Qualidade Santana, Maria Aparecida Sandoval e Reinaldo Silva, a reunião versou sobre os seguintes assuntos: apresentação do programa da qualidade para novos servidores, informações gerais sobre o ciclo 2009 de Avaliação Externa do Instituto Paulista de Excelência na Gestão - IPEG e o cronograma de trabalho para 2009.

Para este ano atividades como reuniões de trabalho, treinamentos, palestras, seminários e muita mão na massa estão programados pelo Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade. Até o momento, 20 subprefeituras irão escrever e submeter seus Relatórios de Gestão a avaliação externa do IPEG. A expectativa é que todas façam a inscrição, o prazo é até o final deste mes.

O clima de descontração do encontro estimulou o debate e a exposição dos diversos pontos de vista dos facilitadores, desta forma surgiram sugestões como a organização de um banco de talentos e a formação de multiplicadores em diversas áreas de atuação. O projeto do banco de práticas também foi reforçado. "As subprefeituras que tiverem implantado novas práticas, em virtude das lacunas identificadas, deverão enviar o padrão de trabalho para a equipe do NTGQ/SMSP. A idéia é disponibilizar a" receita "de práticas bem sucedidas no site do Programa da Qualidade, dividido por critérios de excelência. Desta forma, equipes interessadas podem acessar e com as devidas adaptações, caso seja necessário, implantar uma nova prática", estimulou Maria da Graça, NTGQ/SMSP.

Durante toda a reunião ficou claro o comprometimento dos servidores presentes. "Começamos o ano com uma ótima noticia que é a portaria do Secretário de Coordenação que determina a criação dos Núcleos da Qualidade em todas as Subprefeituras. Desta forma a implantação do modelo poderá fluir melhor nas subprefeituras ainda não sensíveis ao programa. Mas, assim que os gestores perceberem que a adoção efetiva do modelo Gespública resolve 99% das atuais questões administrativas, o processo da qualidade não terá volta", afirmou convencido o facilitador de Pinheiros. "O tema da qualidade na gestão está sendo discutido em todo o mundo e no Brasil também. As ferramentas podem ser diferentes, porém o objetivo é o mesmo" continuou o facilitador de Perus.

Facilitadores que participaram:

  1. Itaim Paulista 
  2. São Miguel 
  3. Itaquera 
  4. São Mateus 
  5. Vila Prudente 
  6. Vila Maria 
  7. Santana 
  8. Pirituba 
  9. Perus 
  10. Pinheiros 
  11. Lapa 
  12. M´Boi Mirim 
  13. Capela do Socorro 
  14. Cidade Ademar 
  15. Santo Amaro 
  16. Secretaria 
  17. SPUA