Liderança - Análise Relatório de Avaliação- Sé

O Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade – NTGQ, desde o dia 26/11, reúne-se  com as subprefeituras que participaram da avaliação externa do Instituto Paulista de Excelência na Gestão - IPEG. O trabalho, que envolve tanto a Alta Administração como os Facilitadores da Qualidade e integrantes dos Grupos de Trabalho, consiste na análise do Relatório de Avaliação - RA, mais especificamente das Oportunidades de Melhoria (lacunas apontadas nos relatórios que possam gerar práticas, que serão implantadas em 2009 para a melhoria contínua da gestão).

Na sexta-feira, 12/12, foi a vez da Subprefeitura Sé. Cerca de 30 servidores participaram da reunião de análise do Relatório de Avaliação e entre os servidores presentes estavam o subprefeito, coordenadores, facilitadores e integrantes dos Grupos de Trabalho.

“A participação do subprefeito e coordenadores neste tipo de reunião é importantíssima,pois demonstra o efetivo comprometimento da alta direção não só no direcionamento das atividades mas, também no interesse em construir e propor junto com a sua equipe”, comentou Maria da Graça, do Núcleo de Gestão e Qualidade/SMPS, que conduziu a reunião.

Durante a reunião, Graça reforçou o papel dos grupos de trabalho e seus integrantes, deixando claro a importância de implantarem práticas que eliminem as lacunas apontadas pelo Relatório de Avaliação, mas também as lacunas identificadas pelos próprios servidores. “Ninguém melhor do que os servidores que conhecem a gestão da subprefeitura há mais de 10, 15 anos, para indicarem lacunas e propor novas práticas. Os examinadores externos conhecem a subprefeitura apenas pelo Relatório de Gestão – RG e pela visita realizada”, comentou a consultora.

O processo de análise do RA tem como objetivo implantar as melhorias durante 2009. Feito isso, a idéia é que em dezembro, as subprefeituras submetam os Relatórios de Gestão a uma nova avaliação externa para que se possa medir a evolução da gestão. “Para que o processo seja mais eficiente sugeri que a alta administração, junto com os facilitadores de qualidade, estabeleça como meta uma pontuação a ser atingida, com base na pontuação obtida em 2008”, finalizou Maria da Graça.

Até agora, o NTGQ se reuniu com as subprefeituras São Miguel, M´Boi Mirim, Vila Maria e Santana, de onde já se colhe um saldo extremamente positivo. Os servidores envolvidos entenderam seu papel. Nas quatro subprefeituras, os Facilitadores e os integrantes dos GTS estavam elaborando padrões de trabalho e se preparando para implantação de novas práticas, antes mesmo do trabalho de análise do RA.