Melhoria contínua - PDCA da Gestão

De 26.11 a 17.12, o Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade - NTGQ trabalhará  com as subprefeituras que participaram da avaliação externa do Instituto Paulista de Excelência na Gestão - IPEG. O trabalho, envolvendo a Alta Administração, Facilitadores da Qualidade e integrantes dos Grupos de Trabalho consiste na análise do Relatório de Avaliação - RA, mais especificamente das Oportunidades de Melhoria (lacunas apontadas nos relatórios que possam gerar práticas, que serão implantadas em 2009 para a melhoria contínua da gestão).

Até agora, o NTGQ se reuniu com as subprefeituras São Miguel, M´Boi Mirim, Vila Maria e Santana, de onde já se colhe um saldo extremamente positivo. Os servidores envolvidos entenderam seu papel. Nas quatro subprefeituras, os Facilitadores e os integrantes dos GTS estavam elaborando padrões de trabalho e se preparando para implantação de novas práticas, antes mesmo do trabalho de análise do RA.

Muitas lacunas foram percebidas durante as visitas dos examinadores do IPEG no início deste ano. Porém, ações estão em andamento. Como exemplo podemos citar os facilitadores da qualidade e integrantes do GT Clientes da Subprefeitura São Miguel, que estão projetando uma prática de retorno direto ao cidadão, no que diz respeito as suas demandas. O que estimulará um trabalho mais pró-ativo. Assim que o projeto estiver pronto e aprovado, será divulgado para que as demais subprefeituras possam adotá-lo, se for o caso.

“A Subprefeitura Vila Maria está investindo na organização dos processos e na definição de indicadores, lembrando que a inexistência de um sistema de indicadores também foi apontada como lacuna nas onze subprefeituras avaliadas pelo IPEG. Esse talvez seja o nosso maior desafio para 2009”, comentou Maria da Graça, consultora do NTGQ, que comandou todas as reuniões. “A proposta é que os facilitadores da qualidade e integrantes dos Grupos de Trabalhos das subprefeituras canalizem esforços para a melhoria da gestão, e no final de 2009, possam participar do segundo ciclo de Avaliação do IPEG vislumbrando um aumento significativo da pontuação obtida em 2008”, finaliza.