Núcleo da Qualidade visita Prefeitura de Porto Alegre

Uma das principais atividades dos integrantes do Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade - NTGQ é estar atento às novidades do mercado e, assim, coordenar a realização de benchmarking, ou seja, visitas em organizações que estejam implantando o modelo. Foi exatamente isso que Maria Ângela Watabe, integrante do NTGQ, fez no final de novembro.

No mês anterior, após leitura na revista Exame, de reportagem intitulada Porto Alegre mostra que funcionário público pode — aliás, deve — perseguir metas e ser recompensado quando consegue atingí-las, Angela partiu para o sul para conhecer a iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre que mede o desempenho utilizando o conceito da meritocracia.

Para conhecer de perto esta experiência, ainda pouco utilizada no poder público, Ângela marcou uma conversa com a equipe de Izabel Matte, coordenadora de Planejamento Estratégico de Porto Alegre. “Fiquei muito entusiasmada ao ler a matéria. Trabalho há 30 anos na Prefeitura de São Paulo e trabalhar desta forma é um sonho para muitos. Como atualmente faço parte de um grupo que tem como missão promover a gestão da qualidade nas áreas da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, visando o aperfeiçoamento do sistema de gestão, fui ver de perto a experiência para que possamos discutir e sugerir novidades”, conta.

Izabel Matte e Airton Carlos da Costa apresentaram resumidamente todo o Sistema de Reconhecimento e Capacitação de Porto Alegre que, nesta primeira edição, contou com a participação de 131 servidores de carreira e terminou com 14 vencedores/reconhecidos. De forma resumida, esse sistema é uma competição criada pela Prefeitura com o objetivo de capacitar funcionários com cargos de chefia. “Todas as etapas foram acompanhadas pelo Movimento Brasil Competitivo, o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade e a Escola Superior de Propaganda e Marketing, de forma a garantir a transparência da avaliação”, contou o Secretário de Gestão, Clóvis Magalhães, que participou da reunião.

“Foram quatro horas de um bate papo muito enriquecedor, porém, ainda seriam necessárias mais quatro para que o programa no qual o Sistema de Reconhecimento e Capacitação está integrado fosse apresentado”, conta Angela. Trata-se de um programa de modernização da administração municipal. Neste caso, o que faz a grande diferença é a participação ativa do prefeito local que, para o sucesso do programa, adotou a ferramenta elaborada pelos americanos David Norton e Robert Kaplan, balanced scorecard. Assim, foram definidos três grandes objetivos e 21 programas estratégicos como meio de alcançar os objetivos, todos geridos por funcionários de carreira. Esses 21 programas, por sua vez, desdobraram-se em mais de 470 ações de trabalho, atreladas a metas e indicadores. Todo esse material pode ser visto e acompanhado no site da Prefeitura.

Neste ano, no primeiro planejamento estratégico da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras da Cidade de São Paulo, a ferramenta de Norton e Kaplan também foi adotada. Um mapa estratégico foi definido, porém o maior ganho foi a definição da filosofia organizacional da secretaria (missão, visão e valores).

Por meio do relato da também psicóloga Ângela Watanabe, é possível perceber que, com a implantação do Programa Qualidade na Gestão, desde 2007, passos importantes foram dados, mas ainda temos muito que caminhar. A adoção de um sistema de reconhecimento e capacitação, nos moldes gaúchos, é de fundamental importância. Pois, para que possamos definir, utilizar novas ferramentas, aderir a novos paradigmas e conceitos, definir objetivos, metas e indicadores é fundamental que a capacitação e o desenvolvimento profissional dos servidores de fato aconteça.

Obs.: a servidora estava de férias e aproveitou o passeio para reunir-se com a equipe de Porto Alegre. Além de trabalhar, na hora de descansar, fez seu marido desenvolver uma nova habilidade: fotografar. São dele as fotos que ilustram esta matéria.

Fonte: Revista Exame – outubro/2008