Qualidade na informação para os servidores das subprefeituras - Avaliação do Jornal Mural

O Jornal Mural - JM é uma ferramenta de comunicação interna da
Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e das 31 Subprefeituras.
Tem como objetivo promover a disseminação de informações relevantes
sobre as ações tanto da Secretaria como das Subprefeituras.

Com a periodicidade semanal, o JM é distribuído pela assessoria de
comunicação  responsável, para todas as unidades da Subprefeitura e
SMSP as terças-feiras pela manhã. O material fica disponível para
leitura no mural instalado nas áreas, entre terça e segunda-feira,
quando é retirado.

De acordo com o Padrão de Trabalho do Jornal Mural, a prática deverá ser
revista anualmente para atualização. Para tanto, desde o início de
novembro os assessores de comunicação e equipe realizam uma pesquisa de
satisfação com os servidores, os leitores.

Em Pinheiros, a pesquisa foi aplicada pelos servidores Ricardo Vendramel
e Danilo Reis. No Jabaquara, foram responsáveis Marcia Meira, Priscila
Anastácio e os agentes de comunicação. Nos dois casos o JM é a
ferramenta que os servidores indicam como mais utilizadas para a
comunicação interna.

Melhorias que serão tomadas em virtude do resultado da pesquisa:

Sub Pinheiros: Passarão a  usar com mais freqüência o recado "em
manutenção" no período em que o mural for substituído; Irão criar mais 2
editorias: Saúde e Lazer (que engloba esporte, meio ambiente e turismo)
e tentarão atingir os funcionários que não tem acesso ao Jornal Mural
disponibilizando mais um quadro no pátio de obras.

Sub Jabaquara: Fez alterações no lay-out; Criaram três novas editorias:
lazer, saúde e dica da semana (livros/ filmes/ teatro, etc); A editoria
Seu interesse ganhou mais espaço e irão alterar a localização do mural
da CPDU.

Na Capela do Socorro quem coordenou a pesquisa foi a servidora Eunice de
Godoy, da assessoria de comunicação e imprensa, e os agentes de
comunicação, seis servidores que representam o gabinete e as
coordenadorias da subprefeitura. No dia da reunião de planejamento para
aplicação da pesquisa, o jornal mural comemorou seu primeiro ano de
funcionamento. E, como em todo aniversário, teve até bolo.

Em Itaquera, a assessoria de comunicação comemora os resultados da
pesquisa de opinião dos servidores em relação ao Jornal Mural, que esta
semana chegou à sua 31ª edição.

Há mais de um ano, os servidores contam com este eficiente meio de
comunicação e informação. "Tudo o que diz respeito às atividades da
Subprefeitura e dos servidores pode ser encontrado nos diversos murais,
distribuídos por todos os prédios e setores da Subprefeitura", explica
Mariana Antunes, assessora de Comunicação.

Além da divulgação de cursos, treinamentos, palestras e demais notícias
do RH, o Jornal serve de suporta para as atividades desenvolvidas pelas
Coordenadorias. O Jornal serve também para informar o que aconteceu e o
que vai acontecer na região, além de informações de interesse geral,
saúde etc.

Indicadores de desempenho
 
Por meio de pesquisa, levantou-se o índice de interesse dos servidores
pelo Jornal Mural. Este trabalho apurou que os funcionários conhecem o
Jornal Mural, mas não por esse nome. Por isso, os murais a partir desta
semana, serão devidamente personalizados.
 
Os servidores sugeriram que o Jornal volte a ser semanal, garantindo a
periodicidade de suas primeiras edições. Hoje é quinzenal. Sugeriu-se a
divulgação de ações pertinentes aos servidores, como: aniversariantes do
mês, aposentadorias etc.
 
Muitos demonstraram interesse em participar sugerindo pautas. Para
tanto, os servidores foram orientados a enviar sugestões por e-mail para
a área de comunicação. As Subprefeituras Sé, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo e Butantã também já finalizaram a avaliação.