Qual é a diferença entre um líder e um chefe?

Os chefes olham você do pescoço para baixo. Querem seus braços. Só isso. Um líder olha você do pescoço para cima. Quer seu comprometimento, sua energia, seu espírito, sua criatividade, sua excelência. Um chefe manda você entregar essas coisas: "Ordeno que você seja comprometido com a minha empresa!". Um líder não manda agir. Inspira a ação.

Isso não está escrito em nenhum manual de administração?
Administração e liderança são coisas totalmente diferentes. Ser um gestor tem a ver com o que você faz. Ser um líder tem a ver com o que você é.

Não é uma visão romântica?
Não, porque liderança é algo que tem muito a ver com o caráter. E 99% das falhas de liderança são falhas de caráter. Eu não preciso gostar de você. Mas, como seu líder, tenho de amá-lo. O conceito de amor, aqui, significa o que você faz, não o que sente. Você pode agir com amor mesmo que tenha vontade de estrangular seu colega de trabalho. Assim, as pessoas se sentem donas da empresa.

Dá para aprender a ser líder?
Antes do livro eu acreditava que não. Achava que líderes já nasciam prontos, que era uma espécie de dom. Agora, penso de forma diferente. É algo que a gente pode aprender.

Como?
Praticando algumas habilidades de liderança - ouvir melhor, elogiar as pessoas, reconhecer talentos. Ser um líder é como ser um atleta: é preciso praticar. Ninguém aprende a nadar lendo livros. Você tem de entrar na piscina. Já vi péssimos líderes se tornar ótimos. 

Respostas do autor  James C. Hunter, de O Monge e o Executivo.

James Hunter  é consultor da J.D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento, em Michigan nos EUA, onde mora com a esposa e a filha. Com mais de 20 anos de experiência na área é bastante solicitado como instrutor e palestrante, principalmente nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários.

(Texto: , em entrevista, realizada durante viagem ao Brasil em outubro, à Revista Época.)