A caminho da certificação

A Subprefeitura Vila Prudente / Sapopemba foi aprovada na Fase I da auditoria para obter a Certificação ISO 9000 para seus processos.

A primeira auditoria foi realizada por uma consultoria externa, que analisou os processos administrativos, política e objetivos da qualidade, dentro da missão a que se propõe a Subprefeitura: promover e assegurar a qualidade de vida dos cidadãos.

A abertura oficial e apresentação da empresa, contratada para auxiliar a subprefeitura na certificação, foi feita no dia 26 de agosto, quando, também, foram iniciadas as auditorias internas.

"Queremos ressaltar a importância da participação de todos os servidores, em especial do grupo da Qualidade, que tem se empenhado muito para melhorar nosso ambiente de trabalho em todos os aspectos", comentou o Gerente do 5 S, Radyr Llamas Papini.

A próxima fase está marcada para os dias 17 e 18 de novembro e  todos os departamentos serão auditados.

Entenda melhor a ISO:

Assim como o 5S a ISO é uma ferramenta de gestão. O programa 5S está ligado ao critério de excelência Pessoas e a Normatização ISO ao critério processos.

Mas, afinal, o que é ISO?

ISO é a sigla da Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization), com sede em Genebra, Suíça, e que cuida da normatização em nível mundial. A ISO cria normas nos mais diferentes segmentos e popularizou-se pela série 9000, ou seja, as normas que tratam de Sistemas para Gestão e Garantia da Qualidade nas empresas.

Ter um certificado ISO 9000 significa que uma empresa tem um Sistema gerencial voltado para a qualidade e que atende aos requisitos de uma norma internacional. Não há obrigatoriedade para se ter a ISO 9000. As normas foram criadas para que as empresas as adotem de forma voluntária.