ATAEF promove evento sobre Qualidade

Para muitos ainda pode parecer estranho, mas quando compreendemos o por quê  da implantação de um modelo de gestão como o Gespública e conhecemos, na teoria e na prática, os resultados positivos que podemos obter, é possível, sim, que o auditório lote e a convidada especial, assim anunciada no jornal mural, seja uma especialista na área.

O detalhe do auditório ser considerado lotado com trinta e nove servidores também pode parecer estranho, mas, quando se sabe bem o quanto é difícil inserir novos valores e interferir na cultura de uma organização, esse número é praticamente um recorde de público. 

Foi isso que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 06/11, no auditório do 36º andar do prédio da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras. Trinta e nove servidores participaram da Reunião Estruturada da Assessoria Técnica de Assuntos Econômicos e Financeiros - ATAEF.

Na edição deste mês, Joana Morales, assessora chefe de ATAEF, membro do grupo mencionado no primeiro parágrafo, estendeu o convite, que originalmente é feito apenas aos servidores da área, a todos da secretaria. Certamente queria contaminar o maior número de pessoas com esse vírus da Qualidade. Sim, ele é um vírus, mas "quando começa a correr nas veias e finalmente alcança o coração, não tem mais jeito de voltar atrás, a Qualidade passa a fazer parte do seu dia-a-dia. É qualidade na gestão, qualidade de vida, qualidade no atendimento...", essa é uma das frases que a palestrante cita com freqüência em suas apresentações.  

Eloísa Esteves Lima, a convidada especial e coordenadora de administração e finanças da subprefeitura Jabaquara, apresentou o modelo de gestão - Gespública e as práticas adotadas pela atual administração. "A Eloísa apresentou de uma forma tão minimalista a relação dos critérios de excelência com as práticas de gestão e os resultados alcançados que tudo ficou mais claro e simples. Mais do que acreditar, temos o dever de fazer com que as outras áreas avancem da mesma forma", comentou uma das servidoras presentes. 

Se bem conheço a palestrante, a apresentação, além de demonstrar numericamente os resultados alcançados, estava recheada de fotos de "gente sorrindo". Uma das características principais deste novo modelo, em implantação nas 31 subprefeituras, é valorizar o ser humano, o ser vidor. Apostar na capacitação, no acesso a informação, no bom ambiente de trabalho, no desenvolvimento de cada um e fazer com que se percebam dentro do processo como  um todo, e não apenas peças de uma área isolada, é o passo principal para que os resultados venham.

Na apresentação,  esse passo principal pode até parecer fácil, mas,  certamente, o que a convidada deixou no ar foi um grande desafio.

Valeu!