Escola de Líderes e a Gestão de Pessoas

Servidores das secretarias de Coordenação das Subprefeituras, Saúde, Finanças, Negócios Jurídicos, Educação, Gestão, Cultura, Trabalho, Habitação, EMURB e 18 subprefeituras participaram da terceira edição da Escola de Líderes, realizada na tarde da última quarta-feira (27), no auditório do Instituto de Previdência Municipal  IPREM.

Nesta edição, a Escola de Líderes abordou o tema Gestão de Pessoas - Tendências na administração pública,  que atraiu 97 servidores e mostrou-se de grande importância: "Práticas para o aprimoramento do servidor são bem vindas para a excelência do serviço público", "Palestra de muita utilidade tanto para a vida profissional como pessoal", "Este tipo de palestra deveria ser obrigatória a todos os servidores", "A palestra foi ótima, adquiri muito conhecimento e quero aplicá-lo em minha área de trabalho", são  exemplos de comentários feitos pelos participantes.
 

Proferida pela Dra. Elizabeth Perazzollo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor - HCFMUSP), a palestra abordou as principais tendências mundiais no setor de gestão de pessoas na área pública, usando como exemplo o projeto aplicado no Incor e certificado pelo Prêmio Mario Covas, em 2006.

A importância da avaliação de desempenho, que no Hospital das Clínicas leva o nome de Verificação de Competência, foi destacada de forma incisiva pela palestrante. "A avaliação de desempenho da Prefeitura de São Paulo é uma das mais modernas. O mesmo modelo é utilizado em empresas privadas de grande porte. É uma excelente ferramenta que precisa ser utilizada  e direcionada para o  desenvolvimento dos servidores ", comentou uma servidora da Subprefeitura Cidade Tiradentes.  Ao final, os servidores presentes fizeram perguntas, manifestaram-se e deram exemplos de suas unidades.


Uma das idéias da prática é demonstrar, por meio de outras experiências na área pública, que implantar um modelo de gestão com as premissas da qualidade nas subprefeituras não é algo inatingível. Nesta quarta-feira, na última edição de 2008 da Escola de Líderes, ficou claro que alguns servidores já estão convencidos disso e que bons passos já foram dados: "Trabalhei dez anos na iniciativa privada e há 30 estou na Prefeitura, tenho o tempo suficiente para me aposentar. Porém, diante desta nova proposta de trabalho que introduz a qualidade ao nosso dia-a-dia, minha vontade é de continuar trabalhando", confessou um dos facilitadores da Subprefeitura Perus. "Os resultados do 5S em nossa subprefeitura são uma boa mostra de que todos os servidores estão interessados no processo de mudança", lembrou a assessora de comunicação da Subprefeitura Capela do Socorro.

Escola de Líderes é uma prática criada pelo Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade/SMSP com o objetivo de envolver os atuais gestores no processo de implantação da qualidade na gestão pública. A próxima edição será programada para o início de 2009.