Palestra sobre auto-estima do servidor abre a semana do servidor em Santana

Em comemoração a semana do servidor, a Subprefeitura Santana recebeu, em seu auditório, a consultora Maria das Graças Ferreira, do Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.

Com o tema “A auto-estima do servidor”, Graça conduziu de maneira divertida um assunto sério, que muitas vezes é deixado de lado. “A auto-estima é a capacidade de sentirmos a vida, estando bem com ela! Quanto maior a sua auto-estima, maior a sua vontade de crescer, profissional e pessoalmente! A auto-estima é o combustível da motivação”, alerta.

Para começar a palestra, a consultora pediu que cada um pensasse em uma, apenas uma, característica positiva que possuísse. Depois de alguns instantes em silêncio, Graça começou a perguntar para cada servidor qual a sua qualidade, eis que surge o comentário mais esperado e que irá servir de exemplo para o restante do evento: ah, é difícil. Primeiro  eu pensei nas ruins para depois achar uma boa, disse Reinaldo, funcionário da Subprefeitura Santana.

Pronto. Era exatamente isso que a palestrante precisava. A partir daí foi iniciada a palestra... Auto-estima é uma coisa que cada ser humano detém dentro de si.  Ela começa a se formar durante a infância, quando os adultos nos incentivam a fazer certas coisas e elogiam demais o que foi feito. Depois que crescemos, as experiências do passado exercem influências significativas em nossa auto-estima, que, nada mais é, do que a opinião e o sentimento que cada um tem por si mesmo.

“Se você não se conhece, jamais terá autoconhecimento. E se você não tiver autoconhecimento, sua auto-estima será baixa”, explica Graça. Segundo ela, a base para o ser humano é o amor próprio somado à auto-estima. Isso é a cura para todas as dificuldades e sofrimentos. E mais, é a cura para todas as doenças de valor emocional e relações destrutivas.

Mas não pense que auto-estima é uma coisa eterna. Exatamente por isso existem pessoas com depressão... “A auto-estima fica bem baixa quando passamos por muitas decepções, frustrações, situações de perda, ou quando não somos reconhecidos por nada que fazemos”, explica. Aproveitando o gancho, a consultora citou dois exemplos: um de uma amiga sua e outro de um dos prisioneiros do nazismo. “Eu trabalhava em outro local antes de vir pra Prefeitura. Lá tinha uma menina que trabalhava comigo que nunca era reconhecida pelo chefe, mas todas nós reconhecíamos seu trabalho... Só que não adiantou. Ela queria, porque queria, ser reconhecida pelo chefe, resultado: entrou em depressão e está em tratamento até hoje”.

O outro caso citado no evento foi o de um rapaz que foi para a câmara de gás, na época do nazismo, junto com seus pais e irmãos. Ao entrar lá, estabeleceu duas metas: salvar sua família e ajudar a todos com seus conhecimentos médicos. “Esse rapaz, depois que saiu de lá, escreveu um livro! Nossa, é surpreendente... Ele conseguiu salvar seus irmãos e sua mãe. Infelizmente seu pai faleceu. Mas vale muito à pena ler”, conta. O livro que a palestrante se refere é “em busca do significado”, de Viktor Frankl.

Para finalizar com chave de ouro. Maria das Graças Ferreira mostra alguns passos para quem quer reforçar sua auto-estima e buscar sempre o bem-estar:

*Pratique a auto-aceitação, comece a ouvir críticas. Elas sempre são construtivas, por pior que possam parecer;

*Pratique o senso de responsabilidade, seja responsável pela própria vida, pelo próprio bem-estar;

*Pratique a auto-afirmação, respeite seus valores e o de outras pessoas;

*Pratique a integridade pessoal, diga a verdade, honre seus compromissos e sirva de exemplo;

*Preste atenção em você! Perceba seus pensamentos positivos e negativos;

*Aceite a vida! Pare de reclamar já!! Volte a mente para o que a vida oferece de bom!

A semana do servidor da Subprefeitura Santana vai até dia 24 de outubro, sexta-feira, e conta com diversas atividades em sua programação, que pode ser conferida através do site: http://portal.prefeitura.sp.gov.br/noticias/sec/subprefeituras/pqgp/0216