Escola de Líderes - 2ª Edição - Como foi!

Servidores das secretarias de Coordenação das Subprefeituras, Verde e Meio Ambiente e 23 subprefeituras participaram da segunda edição da Escola de Líderes, realizada na manhã desta quarta-feira (27), no auditório do Instituto de Previdência Municipal  IPREM. A palestra abordou o tema Planejamento Estratégico  e contou com a participação de 180 servidores, incluindo os subprefeitos de Vila Prudente e Ermelino Matarazzo, este responsável por apresentar o palestrante do dia.

O consultor Renato Aldarvis, do Instituto Paulista de Excelência na Gestão - IPEG, abordou, com uma linguagem simples e clara, o processo de Planejamento Estratégico nas Organizações Públicas. No início da apresentação ressaltou a importância do papel dos servidores presentes, "hoje, temos aqui um grupo de líderes privilegiados, pois são os responsáveis por fomentar as práticas da qualidade em suas unidades. Como munícipe, sinto orgulho ao saber que a Prefeitura da Cidade de São Paulo está preocupada com a questão da qualidade em sua gestão", confessou.     

Aldarvis apresentou a definição do processo de planejamento, sua origem e objetivos. Usando exemplos do cotidiano das subprefeituras demonstrou a importância e os benefícios do processo para a administração pública. De forma contundente falou sobre a importância do envolvimento da liderança, "Se a liderança não estiver efetivamente envolvida e interessada no processo de planejamento da organização, de nada vale o trabalho. É fundamental que participem", por muitas vezes deixou claro que "gestores que não valorizam o planejamento, as pessoas e não tem consciência ecológica não servem mais".  

Um dos últimos itens abordados pelo consultor foi à ferramenta balanced scorecard (quadro equilibrado de indicadores) também conhecida como painel de bordo. Utilizada mundialmente, permite mensurar o desempenho proposto sob quatro perspectivas: Aprendizado e Crescimento, Processos/Atividades, Cidadão/Usuário e Reconhecimento Público. As perspectivas foram definidas no Planejamento Estratégico da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras realizado no início deste ano. Renato finalizou sua apresentação lembrando que o tema é muito extenso e que seriam necessários no mínimo três dias para que o assunto fosse esgotado. 

Atualmente, uma das subprefeituras que realiza o acompanhamento e análise das metas, princípio da ferramenta balanced scorecard é a do Jabaquara. Desta forma, conforme programação do evento o coordenador do Grupo de Trabalho Estratégias e Planos, Gabriel Bizarria, fez uma breve exposição sobre o sistema utilizado, desenvolvido pelo servidor Daniel Cavalari, da área de Planejamento de Subprefeitura Campo Limpo. "Começamos a utilizar o banco de dados em 2006, no segundo ano de planejamento da Subprefeitura Campo Limpo. É um programa desenvolvido em acess e de fácil manuseio", contou Bizarria, atual chefe de gabinete do Jabaquara. "Continuamos utilizando a ferramenta no Jabaquara pois sabíamos que ela era eficaz. Mensalmente, nos reunimos para uma análise critica das metas que, caso necessário, são realinhadas. A partir daí alimentamos o programa que sinaliza o  andamento por coordenadoria e fica disponível na rede para consulta". O sistema está à disposição das subprefeituras interessadas. 

A prática Escola de Líderes, inserida no calendário dos servidores pelo Núcleo Técnico de Gestão Qualidade/SMSP, é direcionada a subprefeitos, chefes de gabinete, assessores, coordenadores, supervisores, chefes de equipe e possíveis líderes. Com o objetivo de promover o desenvolvimento dos líderes e aproximá-los cada vez mais dos conceitos da qualidade, toda última quarta-feira do mês, palestras são promovidas por especialistas voluntários, indicados pela Fundação Nacional da Qualidade - FNQ, Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GesPública, Instituto Paulista de Excelência na Gestão - IPEG  ou instituições de ensino voltadas para o tema, como a Fundação Getúlio Vargas.