Afinal, você é Chefe ou um Líder?

Existem pessoas que possuem habilidades e as exercem intuitivamente, revelando algumas características de um líder. Entretanto o verdadeiro líder se utiliza, além de suas habilidades, de princípios para exercer uma verdadeira liderança. A capacidade de liderança somente pode ser obtida pelo contínuo exercício do aprendizado.

O grande desafio desta questão é que algumas pessoas têm um entendimento distorcido sobre liderança. Acreditam que por terem popularidade, poder, representação ou capacidade de fazer um planejamento em longo prazo já estão enquadradas no contexto de liderança. Um verdadeiro líder não exerce influência de maneira forçada, mas sim uma influência especial. Muitos que se acreditam lideres, não passam de prepotentes a pressionar outros. As pessoas o obedecem por medo.

Essas características, normalmente estão associadas à posição de chefe. Entendam por chefe aquele que recebeu autoridade e apenas se usa disso, em contraposição ao líder que conquista seu espaço. A força do verdadeiro líder está alicerçada na profunda confiança que seus colaboradores depositam nele. Estão convencidos de que, com ele e por meio dele, podem alcançar objetivos pessoais, da equipe e da organização.

Peter Druker define liderança da seguinte forma: "A liderança é o esforço de exercer conscientemente uma influência especial, dentro de um grupo no sentido de levá-lo a atingir metas de permanente benefícios que atendam as necessidades reais do grupo". Cada palavra dessa definição é importante. A palavra esforço revela que uma pessoa não nasce líder, torna-se líder. Conscientemente indica uma dedicação total da parte do líder à sua tarefa de liderar. Influência especial mostra que o líder deve conquistar seu espaço e reconhecimento do grupo. A idéia de metas de permanentes benefícios tem a ver com o fato que a visão do líder deve promover mudanças que permaneçam, durem e resistam, levando o grupo a alcançar seus resultados de maneira coesa.


As atitudes que devem permear um líder verdadeiro não são medidas ou receitas milagrosas, mas a prática continua de princípios, que são os elementos iniciais. Estes são os princípios que devem ser desenvolvidos por quem almeja ser um líder que faz diferença: O princípio da visão, do estabelecimento de metas, da amizade, da humildade, do autocontrole, da comunicação, do investimento, da oportunidade, da energia, da persistência, da autoridade e da conscientização.

Portanto, a decisão é sua: Chefe ou Líder?