DIA “D” mobiliza 15 mil servidores públicos e marca o início da implantação do Programa 5S nas Subprefeituras e Secretaria de Coordenação de São Paulo

Durante todo o dia “D”, os 15 mil servidores das Subprefeituras e sede da Secretaria, além de suas atividades habituais tiveram uma nova tarefa: colocar em prática o senso de descarte e liberação de áreas, ou seja, descartar tudo o que não está sendo utilizado. A operação de descarte aconteceu simultaneamente em todas as Subprefeituras.

Munidos de equipamentos de proteção individual, os servidores não economizaram na organização das áreas. Armários, cadeiras, mesas, ventiladores, pastas, jornais, sofás, papéis, etc. foram deixados nas áreas de descartes (local previamente sinalizado).

Na Subprefeitura do Ipiranga, por exemplo, um banheiro que funcionava como depósito foi reativado.  Casos como o da Mary Rinaldi, que trabalha há 27 anos na Prefeitura não foram raros: “ Sabia que minha máquina de calcular não resistiria ao cartão vermelho (ferramenta utilizada para sinalizar as não conformidades)”.

Na Subprefeitura de Santo Amaro foram criadas áreas de descarte provisórias e outra área maior que está recebendo os materiais inservíveis, que já foram devidamente planilhados. Em Casa Verde/Cachoeirinha/Limão a funcionária Bernadete dos Santos comentou que houve uma adesão muito grande dos servidores, além da integração e confraternização geral. “É uma mudança comportamental que deve atingir não só o lado profissional como o pessoal”.

Um dos grandes segredos para o sucesso do 5S é usar e abusar da criatividade e dessa forma envolver o maior número de adeptos. Foi isso que aconteceu na Subprefeitura da Penha, as servidoras Vel, Nanci e Zuleide, parodiaram a musica Sorte Grande da cantora Ivete Sangalo e deixaram o dia D mais animado. 

Sob o slogan “Uma dose de bom senso em tudo que a gente faz”, a Prefeitura aposta no 5S como forma de mudar o ambiente das Subprefeituras e sede da Secretaria contando com a participação dos servidores. " Com o 5S tudo ficou mais prático, trabalhamos num ambiente melhor, com mais qualidade de vida e organização. Hoje nos sentimos mais respeitadas em nosso ambiente de trabalho. Percebemos que não é só salário que importa. Hoje temos motivação para trabalhar e o aprendizado está sendo muito grande”, conclui Denize David - chefe do expediente do Gabinete da Subprefeitura Campo Limpo, onde o 5S já deu certo.

Todo material descartado será registrado e ficará disponível para consulta por uma semana, o intuito é que parte do material seja reutilizado entre os servidores. O que realmente não tiver mais utilidade será recolhido por uma mega operação de cata-bagulho programada para o próximo dia 23/06.

5S é a primeira prática de gestão e qualidade a ser implantada.

Desde o final de março/2007, a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras conta com a Assessoria de Gestão e Qualidade, e de forma pioneira vem implantando o Programa “Qualidade na Gestão Pública” na Secretaria e em suas 31 Subprefeituras. O objetivo do programa é modernizar o sistema de gestão de forma a aumentar a satisfação da população com o serviço público.

O Programa tomará como base o projeto piloto desenvolvido na Subprefeitura Campo Limpo desde 2005, que com a implantação das práticas da qualidade (pesquisa de clima com os servidores e comunidade, maior agilidade no fluxo de informações, aumento do índice de treinamentos direcionados aos servidores, identificação de novos lideres, entre outras) aumentou o índice de satisfação da população atendida de 40% para 80%.

A base para implantação das práticas são os critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Cidadãos e Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados, que compõem o modelo GESPÚBLICA - Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (FNQ) – modelo aderido pela secretaria e subprefeituras.