Pós-graduação em Gestão Pública encerra o ano com chave de ouro

Desde maio de 2009 servidores da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e de mais 14 Secretarias, estão cursando a Pós-graduação em Gestão Pública na Universidade de Mogi das Cruzes – UMC.

Planejado para atender a demanda de desenvolvimento dos Facilitadores da Qualidade e integrantes dos Grupos de Trabalho, composto por servidores que estão implantando o Programa de Qualidade nas Subprefeituras, Abastecimento e SPUA, o curso atraiu 670 servidores, que estão divididos em 18 salas por todas as regiões.

O curso foi projetado pelas consultoras do Núcleo Técnico de Gestão e Qualidade que em 2008, definiu como meta, disponibilizar um curso que pudesse municiar os servidores, formando massa crítica para a continuidade da implantação do modelo de gestão, assim firmando uma parceria com a Universidade.

No processo de negociação da parceria a proposta foi sala e equipamento para atender os servidores nas Subprefeituras, uma forma de tornar fácil o acesso do servidor à sala de aula.

O papel dos Facilitadores da Qualidade e Integrantes dos Grupos de Trabalho, que estamos chamando de “agentes de mudança”, é após serem capacitados, identificar lacunas na Gestão e ao mesmo tempo propor melhorias que eliminem ou minimizem tais lacunas.

Na sala de aula da Subprefeitura Penha tem um acontecimento muito interessante e motivador, o Subprefeito e a maioria dos coordenadores e supervisores estão cursando a Pós, e com base nas informações e conteúdos das aulas estão mudando radicalmente a Gestão da Subprefeitura.

Os trabalhos de conclusão do curso serão projetos implantados ou passíveis de implantação para a melhoria da Gestão nas áreas de cada aluno.

Já temos retorno de alunos que com base no conteúdo das aulas estão revolucionando as suas áreas como o servidor Roberval, da Coordenação de Assistência e Desenvolvimento Social da Subprefeitura Penha, que realizou o planejamento estratégico da sua área usando metodologia participativa, algo tremendamente inovador nas palavras do próprio servidor.

Em fevereiro de 2010 teremos mais turmas, incluindo assim servidores que ficaram fora do processo neste primeiro ciclo.


 
Maria das Graças, uma das professoras, com a turma da Região Central