Dia do Desafio

O Dia do Desafio é uma competição saudável entre cidades, levando em conta a cooperação e o jogo, de atitude respeitosa, com diálogo e disputa integradora, além do estímulo à prática de qualquer atividade física delineada aos tópicos de cidadania, indicando vínculos sociais, a gama de direitos e liberdades e o desfrutar da vida.

Foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA (Trin & Fitness International Sport for all Association), entidade alemã de promoção de esportes a todos.

É realizado na última quarta-feira do mês de maio e cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição, visando mobilizar o maior número de pessoas a praticar atividades físicas. As competições estimulam a participação da população que ganha por ampliar e desenvolver uma boa qualidade de vida, colocando em seu dia-a-dia exercícios físicos para melhoria da saúde.

Um sorteio eletrônico estabelece os desafios entre duas ou três comunidades de mesma categoria, que irão disputar qual delas consegue mobilizar o maior percentual de habitantes para praticar atividade física. Tudo isso em relação ao seu percentual de habitantes oficial.

Neste ano, a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, por intermédio da Supervisão Geral de Recursos Humanos, em parceria com a Unidade de Medicina Tradicional, Núcleo Técnico de Gestão de Qualidade e Subprefeitura Lapa, participou do Dia do Desafio. 

O SESC São Paulo se encarrega durante todo o ano de coordenar e realizar atividades neste Dia, não pela duração furtiva de um dia, mas pela perenidade de uma lição de cidadania que possa se espalhar nas consciências e atitudes de todos nós. Na Praça do Patriarca, profissionais do SESC conduziram as atividades.

Já na Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, houve atividades nos 4 andares e em frente ao prédio, conduzidas por servidores municipais e por profissionais da Unidade de Medicina Tradicional. 
 

 


A Subprefeitura São Miguel também se mobilizou. Às 08 horas, na entrada da Praça de Atendimento, um animador da Supervisão de Esportes, a cada 20 minutos, chamava os servidores e munícipes a participarem das atividades físicas: música do desengonçado, caminhada no espaço lúdico e gincana entre as coordenadorias. Muita gente participou, inclusive o Subprefeito Milton Persoli, da dança do desengonçado.