Qualidade de gestão com o Programa 5S

A Subprefeitura Santana/Tucuruvi realizou, nos dias 27 e 28 de abril, uma reunião de Reciclagem do Programa 5S, com todos os servidores para repassar a importância do Programa na Qualidade da Gestão, que foi implantado na Secretaria de Subprefeituras em 12 de junho de 2007 e desde então vem contribuindo para a melhoria no atendimento de munícipes e na qualidade do trabalho realizado pelos servidores.

O Programa 5S tem como objetivo aprimorar o atendimento, reduzir despesas e condições inseguras além de promover o trabalho em equipe através dos cinco sensos:

1º S - Liberação de áreas: “Tenha somente o necessário”

2º S - Organização: “Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar”

3º S - Higiene e limpeza: “Não suje para não precisar limpar”

4º S - Saúde: “A ponte que liga todos os sensos ao da disciplina”

5º S - Disciplina: “Pratique continuamente os quatro primeiros sensos”

De acordo com o chefe de gabinete Daniel Barbosa Rodrigueiro, “Para prestar um serviço de qualidade é necessário manter a limpeza e a organização da nossa casa, porque aqui é a nossa casa, onde passamos um terço de nossas vidas”.

Nos dias 05, 06 e 07 de maio será realizado o Dia D na subprefeitura e nas áreas externas. O objetivo do Dia D é fazer a limpeza e organização de cada setor, além de realizar a reciclagem de objetos que não são mais utilizados.

 

Programa foi baseado em piloto que aumentou satisfação da população em 40%

O Programa toma como base o piloto desenvolvido na Subprefeitura do Campo Limpo desde 2005, que com a implantação das práticas da qualidade (pesquisa de clima com os servidores e comunidade, maior agilidade no fluxo de informações, aumento do índice de treinamentos direcionados aos servidores, identificação de líderes, entre outras) aumentou o índice de satisfação da população atendida de 40% para 80%.