Operação Tapa-Buracos

A Secretaria Municipal das Subprefeituras, informa que em 2021, foram tapados 164.503 buracos em toda a cidade, contemplando as 32 administrações regionais.

 A Secretaria Municipal das Subprefeituras, informa que em 2021, foram tapados 164.503 buracos em toda a cidade, contemplando as 32 administrações regionais.

Houve uma redução de 95,6% das solicitações em estoque para os serviços de tapa-buraco na cidade. Em 2017, havia 46.566 pedidos represados. Já em dezembro de 2021 foram registrados apenas 2.021.

Vale destacar que o tempo médio de atendimento caiu de 121 dias em 2017 para 7 dias no último ano, representando uma diminuição de 94,2%. Nas principais vias da capital, a operação tapa-buraco é executada em até 48 horas.

---

A Secretaria Municipal das Subprefeituras, elaborou, em novembro de 2019, o Manual de Especificação Técnica para a Operação Tapa-Buracos na cidade o que aprimorou a qualidade do serviço. O documento traz especificações técnicas, como o “requadramento”, ação na qual se recorta um quadrado maior do que o buraco, corrigindo não apenas a erosão mas toda a parte comprometida em volta do perímetro, garantindo a maior durabilidade do serviço.

A execução dos trabalhos conta com equipamentos mais modernos, como o caminhão térmico capaz de manter a temperatura adequada da massa asfáltica; a adoção de nova logística de operação que torna os procedimentos mais eficientes; e o treinamento das equipes que realizam os serviços. Além disso, a qualidade das atividades passa pela avaliação de um controle tecnológico. O conjunto de ações adotado nos últimos anos pela gestão tem contribuído para qualidade e agilidade na prestação do serviço e eficiência no gasto público.

Os serviços em buracos localizados nos corredores de ônibus e faixas exclusivas são realizados pela Secretaria Municipal de Transportes.