Menos de 1% das roupas produzidas no mundo é reciclada

100 bilhões de itens de vestuário são produzidos todos os anos.

 Segundo a Fundacão Ellen MacArthur, menos de 1% das roupas produzidas no mundo é reciclada e outros 12% dos resíduos têxteis se transformam em itens de menor valor, como enchimento de colchões, almofadas e panos de chão.

Agora, leve em consideração que 100 bilhões de itens de vestuário são produzidos todos os anos e faça a conta final. Pois é!

Cerca de 87 bilhões de toneladas de resíduos têxteis, se não forem doados ou reaproveitados no esquema #upcycling, terminam nos aterros sanitários ou na natureza.

Sobre a reciclagem de tecidos em geral, ainda é um desafio e não há tecnologia para, mecanicamente ou quimicamente, reciclar as roupas em larga escala e transformar esses resíduos em fibras de alta qualidade.

Mas nem só de más notícias vive o setor. Nos últimos anos, grandes centros de pesquisa vêm desenvolvendo tecnologias e métodos para a reciclagem de tecidos.

Outras iniciativas menores, mas não menos importantes, estão em andamento e são um exemplo para incentivar empresas a se adaptarem aos valores da sustentabilidade ambiental presentes no moderno e necessário conceito #ESG.

Só que nada vai adiantar se não mudarmos nossos hábitos de consumo. Precisamos comprar menos roupas, de forma mais consciente, e cobrar nossos fabricantes preferidos e nossos governos para que sejam ambientalmente responsáveis e implantem projetos de logística reversa.

Fonte: Recicla Sampa