Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Ampliação da segunda dose adicional de vacina contra Covid-19, bancos de leite humano, a experiência de uma gestora em UBS Indígena e controle do colesterol alto são alguns assuntos da semana.

 A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 8 e 12 de agosto para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. São Paulo libera quarta dose contra a Covid-19 para toda a população adulta a partir desta terça (9)
A partir desta terça-feira (9), a segunda dose adicional (quarta dose) da vacina contra a Covid-19 estará disponível, na cidade de São Paulo, para toda a população acima de 18 anos de idade. Para receber a vacina, o cidadão precisa ter recebido a primeira dose adicional (DA1) há pelo menos quatro meses. Estão elegíveis 911.701 pessoas para essa nova etapa da campanha.

2. Conheça o trabalho realizado em uma UBS localizada em território indígena
“O nosso Agosto Dourado aqui na aldeia é diferente, o trabalho que temos não é só para incentivar as mães a amamentarem, pois culturalmente já fazem isso, e sim para a introdução consciente de outros tipos de alimento na dieta do bebê após os seis meses”, diz Poty Poran Turiba Carlos, gestora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Aldeia Jaraguá Kwarãy Djekupé, na zona norte da cidade. A fala de Poty resume um pouco da realidade dos profissionais que atuam nas UBSs indígenas da cidade de São Paulo, e que envolve não apenas questões de saúde, mas também de cultura.

3. Bancos de leite na capital: saiba como doar
O leite humano possui uma composição nutricional balanceada, por isso é considerado um alimento completo para atender às necessidades do bebê durante os seis primeiros meses de vida, sem a necessidade de suplementação de água ou qualquer outro alimento nesse período. Após os seis meses, a amamentação pode ser complementada com a introdução de outros alimentos.

4. Saúde reforça a importância de hábitos saudáveis para o combate do colesterol alto
O Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado nesta segunda-feira (8), faz um alerta à prevenção do colesterol alto (hipercolesterolomia) e reforça a importância de manter hábitos saudáveis para controlar as taxas elevadas de gordura no sangue.

5. Rede municipal oferece preservativos como método contraceptivo e de proteção
Embora a iniciação sexual entre adolescentes brasileiros aconteça cada vez mais cedo, o uso de métodos contraceptivos de barreira como os preservativos internos e externos não avança na mesma velocidade. Segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o percentual de adolescentes entre 13 e 17 anos que usaram preservativo na última relação entre os anos de 2009 e 2019 caiu de 72,5% para 59%.