A expressão ‘portador de deficiência’ não deve ser usada para se referir a uma pessoa com deficiência

Voltamos a falar sobre termos e vocabulários que são mais adequados e evitam a reprodução de preconceito e discriminação.

 Voltamos a falar sobre termos e vocabulários que são mais adequados e evitam a reprodução de preconceito e discriminação.

A expressão ‘portador de deficiência’ não deve ser usada para se referir a uma pessoa com deficiência. Segundo a cartilha ‘Conhecer Para Incluir’, produzida pela SMPED, a deficiência é uma característica à condição humana, logo não é carregada por quem a possui. O material, disponível no nosso site, ainda cita um exemplo que nos faz refletir: ''Não se utilizam expressões como 'portador de olhos azuis', pois quando alguém tem olhos azuis é impossível dissociar a cor de seus olhos da sua constituição como pessoa.''

Por isso, PESSOA COM DEFICIÊNCIA é a expressão correta e recomendada pela Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU. O termo coloca a pessoa em evidência e assume a deficiência como característica explícita.

Saiba mais sobre a cartilha ‘Conhecer Para Incluir’ neste link em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/.../pess.../publicacoes/...