Reforma das calçadas nos prédios públicos traz segurança aos pedestres

Andar por calçadas regulares, bem cuidadas e seguras é desejo de todos e prova de respeito ao próximo. Muitos acidentes com idosos, gestantes e crianças poderiam ser evitados se as calçadas estivessem em perfeito estado de conservação. Além disso, calçadas bem arrumadas facilitam o trânsito de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Pela legislação atual o proprietário imóvel ou terreno é responsável pela construção e manutenção da sua respectiva calçada.

A Subprefeitura Santana/Tucuruvi está reformando e padronizando as calçadas de prédios públicos contidos no Plano Emergencial de Calçadas – PEC, que permite o poder público executar esta obra, tendo o pedestre como foco. O material a ser utilizado é concreto com acabamento tipo bambolê, que é feito com uma máquina que lixa o piso. Serão 13 prédios públicos contemplados, como escolas, creches, clubes e centro de convivência municipais, nos distritos de Santana, Tucuruvi e Mandaqui, numa área total de 3297m² e extensão de 2.555km. As reformas começaram no início de maio e darão novo aspecto as regiões.

A intervenção contempla a reconstrução das calçadas com implantação de acessibilidade com execução de rampas para deficientes com piso podo-tátil e reforma das guias danificadas.

Além disso, a mudança trará segurança e beneficiará toda a população local, pois com o novo calçamento, os pedestres não precisarão andar pela avenida para desviar de possíveis imperfeições. Com isso, comerciantes, pedestres e motoristas conviverão em harmonia.