Áreas asfaltadas transformadas em canteiros permeáveis na região de Santana, Tucuruvi e Mandaqui

A Secretaria do Verde e Meio Ambiente formalizou uma Carta de Obrigação decorrente do Termo de Compromisso Ambiental (TCA) da obra da Marginal, na qual a DERSA irá permeabilizar na região da Subprefeitura Santana/Tucuruvi, numa área aproximada de 16.000 m2, que atualmente estão asfaltadas, ou seja, impermeáveis.

 

O trabalho de permeabilização do solo consiste na demolição do pavimento asfáltico para criação de área verde, implantação de guias de concreto, enchimento com terra adubada e plantio de grama e mudas de árvores para a criação dos canteiros.

 

A implantação dessas áreas verdes serão feitas em diversas rotatórias nos cruzamentos de ruas dos 3 distritos da SP/ST, Santana, Tucuruvi e Mandaqui, e em canteiros centrais de grandes avenidas como Av. Nova Cantareira, Av. Direitos Humanos entre outras.

 

Dessa forma as vias contempladas receberão áreas verdes que poderão absorver as águas de chuva, e permitir novo ajardinamento. Com o plantio de mudas, em poucos anos essas áreas terão sombras agradáveis e se tornarão menos áridas. Esse trabalho visa compensar o dano ambiental gerado pela implantação da 3ª pista na Marginal do Tietê.

 

Entre estas obras, uma merece destaque por estar localizada no portal de Santana. A Av. Santos Dumont, entre a Rua da Aviação e a Praça Heróis da FEB, teve parte do asfalto substituído por jardim, deixando a área permeável. O local vai ficar agradável para as pessoas fazerem caminhadas.

 

 

Outro órgão parceiro na intervenção será o CET, que irá dar todas as diretrizes para adequação das obras ao viário da região.

 

As obras tiveram início em 04 de outubro e o prazo para conclusão é de 100 dias.