Áreas de risco menos perigosas

 Um dos grandes problemas gerados pelo crescimento populacional desmedido é a ocupação de áreas consideradas insalubres. São locais que não oferecem segurança e põem em risco a vida e a saúde de seus moradores.

Na região de Santana/Tucuruvi as áreas de risco recebem atenção especial sendo que em janeiro de 2010 foi realizado um relatório de avaliação desses pontos. O estudo, solicitado pela Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, constatou a presença de cinco áreas perigosas, sendo três de risco médio (R2) e duas de risco alto (R3). Foram consideradas de risco médio as Ruas Lino Martins Agra, Geneve e Purus, enquanto a Rua José Debieux e Av Antônio Maria de Laet apresentaram risco alto.

As ações constantes da Subprefeitura como limpeza e remoção de moradias irregulares fizeram com que estas áreas apresentassem diminuição no índice de risco. Regularmente monitoradas pela Defesa Civil essas incursões retiraram os barracos e recuperaram o talude na Av. Antônio Maria de Laet que foi reclassificada para R1 (risco baixo). Já na Rua José Debieux havia também uma invasão de área municipal. As moradias do local possuíam risco de ruína por vícios ocultos, resultante da deficiência construtiva das mesmas. Após a retirada dos moradores o local não oferecia mais riscos, voltando à estabilidade.