Subprefeitura lança Programa Cidade Amiga do Idoso

 Em São Paulo, 16% da população têm 60 anos ou mais, segundo Secretaria Municipal do Desenvolvimento Urbano, a partir de dados do IBGE – 2012.

O Subprefeito de Santana/Tucuruvi criou em Portaria publicada no Diário Oficial de 23/03/2012 o Comitê Gestor Local que irá participar junto com a Prefeitura da implantação do Programa Cidade Amiga do Idoso.

A ação visa adequar a cidade à locomoção da população idosa, com base no Guia Global Cidade Amiga do Idoso, elaborado em 2005 a partir do 18º Congresso de Geriatria e Gerontologia, realizado no Rio de Janeiro.

Reconhecido pela Organização Mundial da Saúde, o Guia propõe uma série de medidas já adotadas em mais de 33 cidades pelo mundo, buscando estimular o envelhecimento ativo e proporcionar melhor qualidade de vida. A participação direta da população na identificação das ações que possam tornar a cidade mais adequada ao idoso é imprescindível nesse processo.

O programa terá como foco tornar os espaços públicos mais amistosos aos idosos, através de ações de urbanização, educação, informação e fiscalização. Entre os principais pontos de intervenção estão as calçadas, o mobiliário urbano e a acessibilidade. Outras medidas pretendem sensibilizar os proprietários de imóveis residenciais, comerciais e prestadores de serviços com vistas ao conforto dos idosos, inclusive com eventual recurso da mídia local.

Uma questão importante é a que se refere ao planejamento e manutenção de calçadas. Entre várias melhorias que visam tornar as mesmas mais “amigáveis” dos idosos estão o alargamento para facilitar a circulação de cadeiras de rodas, torná-las homogêneas, planas e com piso antiderrapante, remoção de obstáculos como camelôs, carros estacionados e árvores e rebaixamento do meio-fio para ficar nivelado com a rua.

 

 

Na região da subprefeitura Santana/Tucuruvi quatro praças foram escolhidas para integrarem o projeto e são elas Praça Novaes Moreli, Tn Cel Heleuses Nogueira, Nossa Senhora dos Prazeres e Praça Renato de Araújo Salgado) As obras iniciaram em 4 de abril, com previsão de conclusão em até 60 dias.

O Comitê Gestor Local receberá apoio da Associação Comercial; do Clube de Lojistas; de Clubes de Serviços, como o Rotary e o Lions e outras entidades afins ao tema. A meta da Subprefeitura é criar condições para a inserção de São Paulo no rol das cidades consideradas amigáveis aos idosos