População participa de oficina do Plano Diretor

2.ª etapa do Plano Diretor Estratégico

No sábado (08) aconteceu a Revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) e contou com a participação de 200 pessoas. A oficina, que começou às 8:30h terminou por volta das 17h e contou com a presença de empresários, das principais lideranças e a população dos distritos de Santana, Tucuruvi e Mandaqui. Fizeram parte da mesa de honra o subprefeito e o chefe de gabinete da Subprefeitura Santana/Tucuruvi, o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), o membro do Conselho Regional de Política Urbana e vereadores. Também estiveram presentes os subprefeitos de Perus e da Vila Mariana.

A apresentação foi realizada pelo chefe de gabinete da SMDU. E a atividade dividida em plenária de abertura, oficinas e apresentação/defesa de propostas.
Foram propostos 12 objetivos com 4 temas para apresentação de propostas nas oficinas que ocuparam três salas.

Dentre as principais demandas destacadas pelos 90 munícipes, que fizeram intervenções estão: o plano cicloviário com três eixos no sentido bairro/centro, transporte público e interligação entre bairros. No item mobilidade a sugestão é priorizar corredores e faixas exclusivas por toda a cidade. No direito à cidade foi solicitada a requalificação do trabalho do ambulante. No item habitação e equipamentos a sugestão foi o estudo do impacto ambiental para obras novas. Neste quesito foi sugerida a priorização da habitação de interesse social, a recuperação de imóveis abandonados e o desenvolvimento dos planos de bairro dos 96 distritos. A utilização de espaços públicos com investimentos prioritários para o público infantil e o idoso também foi um tema incluído entre as propostas.