Primeiro encontro entre jovens do Programa Papo Reto

Foram debatidas várias questões, como as opções de lazer para jovens

No último dia 27, aconteceu o primeiro encontro do programa Papo Reto na biblioteca municipal Pedro Nava, no bairro do Mandaqui. Participaram do programa os jovens que serão ponto de apoio das políticas de juventude nos territórios.

Ali cerca de 20 pessoas, debateram questões como, a influência da mídia sobre as pessoas e as poucas opções de lazer para os jovens. Neste último caso foi lembrado o recente projeto que levou balé e judô para a comunidade do Cingapura Zaki Narchi, como um bom exemplo de como se fazer isso.

Os "Diálogos das Juventudes #PapoRetoSP" são organizados pela Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo em parceria com os Auxiliares de Juventude das Subprefeituras. Essa iniciativa tem como objetivo manter um espaço permanente para apresentação das demandas juvenis e para construção de um diagnóstico participativo.

Também é um passo importante para envolver os jovens e as organizações juvenis na construção de políticas na cidade, assim como traçar ações que estimulem a ocupação dos espaços públicos da cidade pela juventude, através de atividades culturais, esportivas, debates políticos, entre outras manifestações.

Para que esse diálogo fosse ampliado usamos nas redes sociais o #PapoRetoSP, que recebeu contribuições diretas de vários pontos da cidade e o portal da SMDHC transmitiu esse primeiro encontro, em tempo real. A participação de todos os jovens nesse movimento de manifestação de suas demandas é fundamental para a incorporação dessas vozes nas políticas do município.