Aniversário de 110 anos do bairro Tucuruvi

A Subprefeitura Santana/Tucuruvi por meio da Supervisão de Cultura e Eventos, apresentará no próximo dia 24, diversas atrações. Participe!

O bairro do Tucuruvi completará 110 anos de história e para comemorar essa data a Subprefeitura Santana/Tucuruvi por meio da Supervisão de Cultura e Eventos, apresentará no próximo dia 24, algumas atrações, como: concurso da Bandeira do bairro (com alunos do ensino fundamental e médio das três escolas do bairro); apresentação do Coral Vozes do Caminho, bem como alguns integrantes da Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi. Participe!

História do Bairro

Tucuruvi passou de direito a ser um distrito da região norte de São Paulo em 1934. Por entender ser injusta sua subordinação ao afastado e quase incógnito bairro Tremembé daquela época, João Gualberto de Almeida Pires, Manuel Gomes, Manoel Tomé Novaes e o capitão Ary Gomes empreenderam e levaram a cabo a transferência da sede do distrito. Com ela, veio a mudança de sua denominação para subdistrito de Tucuruvi, através do Decreto 6 618, de 21 de agosto de 1934. Em prédio próprio situado na avenida Tucuruvi, 47-A, foi instalado o juizado de paz, registro civil e tabelionato.

O Sítio Pedregulho pertencia a Bento Ribeiro da Silva, que o vendeu a Mariano Antônio Pedro por 128 contos de réis. Esta propriedade passou para Ignácio Joaquim por 158 contos de réis. Ignácio a deixou como herança para seu filho Claudino Ignácio Joaquim. Em 1914, começou a nascer um bairro importante do Tucuruvi – a Vila Mazzei, quando Claudino Ignácio Joaquim vendeu o Sítio Lavrinhas - ex-Pedregulho - para o italiano Henrique Mazzei, que teve a ideia de fazer uma divisão em loteamentos dos 500 000 metros quadrados em lotes de dez por quarenta metros e dez por cinquenta metros, ocupados por pomares e jardins que aproveitavam o declive acentuado dessa região, vendendo-os em pequenas prestações.

Em terreno cedido pelos Mazzei, foi iniciada, em 1918, a construção da Igreja Menino Jesus, na atual avenida Mazzei. O distrito manteve aspectos rurais durante muito tempo. O Tramway Cantareira ligava o Centro até a Serra da Cantareira, desenvolvendo o distrito em torno de suas estações. Este trem era um dos únicos meios de transporte dos moradores do distrito até a década de 1960.

Serviço:

Local: Subprefeitura Santana/Tucuruvi - Avenida Tucuruvi, 808

Data: dia 24/10/13

Horário: 19 horas