Encontro do Secretário Adjunto de SIURB na Subprefeitura de Santana/Tucuruvi

O Subprefeito agradeceu a vinda do Secretário Adjunto e afirmou que pretende receber mais Secretários para explanar à população o que vem sendo feito e o que se pretende realizar.

Dando seqüência ao programa de visitas dos secretários às subprefeituras da cidade, o Secretário-Adjunto de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), Osvaldo Misso, esteve, representando o Secretário Roberto Garibe, nesta quarta-feira (27), 9h30, no auditório da Subprefeitura de Santana/Tucuruvi. O encontro contou com a presença do subprefeito local, representantes da comunidade e lideranças da região. Na pauta foram discutidos questões relacionadas as obras de contenção das bacias dos Córregos Paciência e Tremembé, Plano de Redução de Alagamento – PRA, Programa Minha Casa Minha Vida, entre outras demandas da população. A região que abrange diversos bairros de Santana, Tucuruvi e Mandaqui têm 35Km2 e uma população de mais de 320 mil pessoas.
A palestra iniciou com a apresentação dos investimentos do governo nas áreas de saúde, educação, transportes, habitação entre outros projetos. Na área de drenagem Osvaldo Misso mencionou as 22 obras do PRA que foram concluídas e as outras 27 que estão em andamento em toda a cidade. Também citou as diversas obras de controle de cheias em bacias de córregos.

CÓRREGO PACIÊNCIA
No Tucuruvi, área da Subprefeitura de Santana, a principal obra de SIURB é a canalização do Córrego Paciência. A bacia hidrográfica do córrego drena uma área que percorre um trecho de cerca de 4.500 metros. O projeto da secretaria pretende minimizar a freqüência de inundações no neste local com a execução de obras de infraestrutura e canalização de 4 km do córrego, implantação de um reservatório, de sistema viário e de um parque linear em uma área de 114 mil m². O edital de pré-qualificação desta obra deve ser publicado em setembro.
Outra obra importante é a canalização do Córrego Tremembé. Neste caso a previsão é, logo após o processo licitatório, iniciar a construção de 6 reservatórios de detenção e a canalização de 3Km do córrego. Com isso será possível aumentar a capacidade de retenção e amortecimento de cheias; recuperar áreas de amortecimento; expandir e preservar de áreas verdes; implantar reservatório; recuperar áreas de várzeas com potencial de amortecimento de cheias, ao longo das calhas dos rios; além de minimizar as desapropriações. Esta obra conta com recursos do Governo Federal, através do PAC e deve acabar com os problemas de enchentes no bairro do Tremembé e adjacências.

OBRAS DO PRA
As obras do Plano de Redução de Alagamentos-PRA também foram destacadas. No perímetro de Santana e Tucuruvi a SIURB já conclui cinco obras, nas ruas Helena Sacramento, Jardimirim, Jardinésia, Travessa Neco e na ruas Coronel Joaquim Ferreira de Souza. Mais duas obras devem ter início em setembro: na avenida Santa Inês e na rua Pataíba. Misso também mencionou que nesta região encontra-se em fase de projeto a reforma e ampliação de 3 EMFs, 2 EMEIs, além de outros equipamentos municipais. Está previsto também a construção do Parque de Esportes Radicais, na Avenida Zarchio Narchi e a reforma e ampliação de uma CEI na Rua Alferes de Magalhães, próximo a avenida Cruzeiro do Sul. A Siurb ainda estuda a viabilização para execução de uma nova CEI próximo a avenida Voluntários da Pátria.
Após a apresentação o secretário-adjunto respondeu a perguntas relativas a novas demandas para a região, e em seguida, encerrou o encontro.