Zona Norte ganha Plano de Auxílio em Situações de Emergência

O intuito do plano é agilizar a atuação no atendimento de ocorrências na região

Para atender às ocorrências da região de forma planejada e rápida, por meio da ação conjunta das Coordenadorias Distritais de Defesa Civil (CODDECs) locais, foi criado o Plano de Auxílio em Situações de Emergência na zona Norte de São Paulo (PASE-Norte). A portaria que cria o PASE-Norte foi assinada no último dia 2/7  pelo Coordenador Geral da Defesa Civil da Cidade de São Paulo (COMDEC), coronel Orlando Rodrigues de Camargo Filho, durante evento realizado no auditório da Subprefeitura Santana/Tucuruvi. As Zonas Leste e Sul também possuem Planos de Auxílio em Situações de Emergências. Como a Região da Lapa foi agregada ao PASE-Norte e o Butantã ao Sul, não é prevista a criação de um plano para a região Oeste.

Estavam presentes os Coordenadores Distritais de Defesa Civil envolvidos no plano, representantes da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Guarda Civil Metropolitana, Corpo de Bombeiros, Representantes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), e Centro de Gerenciamento de Emergências.

Ronaldo Malheiros Figueira, coordenador de Ações Preventivas e Recuperativas da COMDEC, afirmou que o plano também tem o intuito de reforçar os atendimentos em situações que a subprefeitura tivesse que trabalhar de maneira mais intensa. 

O Coordenador Distrital de Defesa Civil de Perus, Flávio Cardoso de Moraes, assumirá a presidência do PASE-NORTE. Seus objetivos serão estabelecer diretrizes para a comissão diretora, convocar e dirigir reuniões extraordinárias e estimular a participação de todos os membros do plano nas atividades programadas. A escolha do presidente do PASE será feita a cada dois anos pelos integrantes das CODDECs e representantes da COMDEC. "Essa integração dos companheiros vai ser muito importante e lucrativa para a população. Nossa região é muito problemática", disse Flávio.

Sobre a atuação dos PASEs em São Paulo, o coronel Camargo afirmou que a integração agiliza o atendimento de emergências. "Quando um pontilhão na Imigrantes foi atingido por um caminhão, toda uma estrutura foi montada com o apoio do PASE-Leste.  A participação da Defesa Civil foi vital por que houve a necessidade de cortar uma ligação da ponte com o pilar e nós tínhamos o equipamento, mostrando que no campo essa união traz resultados no atendimento a desastres."