Outubro Rosa mobiliza zona Norte

Unidades da região realizam ações para conscientizar população sobre câncer de mama

Outubro é marcado, em todo o mundo, como mês da conscientização sobre o câncer de mama. No já consagrado Outubro Rosa são reforçadas as campanhas de prevenção ao câncer de mama em todas as unidades da Secretaria Municipal de Saúde. A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte) desenvolveu um cronograma que prevê atividades ao longo do mês.

No dia 13 de outubro foi realizada uma ação educativa, na UBS Jardim Panamericano, onde as mulheres do bairro foram instruídas sobre a prevenção do câncer de mama por meio de desenhos para auxiliar e facilitar o entendimento sobre os nódulos na mama. Como de costume, as usuárias mediram a pressão arterial e realizaram a entrega de resultados de Papanicolau colhidos na própria unidade.

A usuária Patrícia Leite Gomes, de 31 anos, relata a importância da prevenção.
“Eu faço sempre o autoexame. Ainda não fiz mamografia, mas sempre sou instruída aqui com os profissionais e faço exames preventivos uma vez por ano. É muito importante”, afirmou.

O grupo faz parte do Programa Saúde na Família e presta assistência aos bairros Jardim Panamericano, Bandeirantes e o Jardim Vivan. Atualmente a equipe atende cerca de 2 mil mulheres. Os encontros são realizados em uma Instituição religiosa do bairro.

Vínculos com a comunidade

O Médico da Família Sebastião Francisco Bartolomei da Silveira frisa a importância de haver proximidade dos profissionais com a população. “Com estas ações ficamos mais próximos à comunidade. Nossa equipe é muito ativa, comprometida e conhece todos os moradores pelo nome. Estamos com este trabalho há três anos e o vinculo com as pessoas é fortalecido”, afirma Silveira.

No dia da ação a equipe se vestiu de rosa, entregou fitinhas em formato de laço para a população - símbolo do outubro rosa - e enfeitou o espaço com bexigas rosa. No Jaçanã, a UBS Jardim Fontalis realizou uma caminhada com as usuárias e na UBS Dr. Osvaldo Marçal – Vila Albertina – foram realizadas instruções sobre o câncer de mama.

A usuária Marilda Paz, 47 anos já teve casos de câncer na família. “Minha irmã teve câncer de mama, fez quimioterapia e foi curada, pois o problema foi descoberto no início. Já com a minha tia aconteceu diferente. Quando ela descobriu [o câncer] já estava avançado e ela não resistiu. Eu fiquei em alerta. Comecei então a frequentar o grupo através do incentivo de amigas e das agentes de saúde. Hoje realizo os exames e faço acompanhamento com o médico”, disse Marilda.

Confiança

Vanilda Barros Miranda, enfermeira da Família e responsável pelas ações do grupo relata a importância dos encontros. “Quando a atividade educativa é desenvolvida na comunidade, o vínculo é maior, pois ela facilita o acesso e as pessoas aderem mais a estas ações. Há uma proximidade e acolhimento dos profissionais. Por isso as mulheres têm uma confiança maior para conversar com a equipe para tirar dúvidas”, diz Vanilda.

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.