Espetáculo EmQuadros: Diálogos para uma juventude viva leva para o palco relações entre polícia e população jovem de periferia

Repúdio à morte de jovens nas periferias da capital reúne coletivos da Zona Norte de São Paulo em evento, na semana em que a morte do adolescente Douglas Rodrigues completa dois anos

A peça de Teatro Fórum EmQuadros busca problematizar as relações entre a polícia e a população jovem em situação de vulnerabilidade social. A pesquisa partiu do caso de Douglas Rodrigues (17), morto durante uma batida policial em 2013, que resultou em intensos protestos populares na zona norte de São Paulo e nas redes sociais.
O Teatro Fórum propõe um diálogo cênico onde o público é incentivado a subir ao palco e propor alternativas para transformar o conflito apresentado, como em um exercício de ensaio para a vida real. Buscamos construir uma plateia mista de profissionais da área de segurança, comerciantes, jovens da periferia, educadores, familiares, conselheiros tutelares e demais interessados no tema para promover diálogos sobre direitos humanos, prevenção da violência e o fim do genocídio nas periferias.


Em 27 de outubro de 2015, a morte do jovem Douglas Rodrigues completa dois anos. “Por que o senhor atirou em mim?” foi a última frase do adolescente, antes de morrer, vítima de um tiro disparado por um policial militar, na Vila Medeiros, zona Norte de São Paulo.
A pergunta tornou-se emblemática para os movimentos sociais que lutam para chamar a atenção para o número de adolescentes mortos nas periferias. Além das apresentações da peça EmQuadros, nos dias 8, 10 e 14 deste mês, a Mudança de Cena participa da organização de um ato campanha a ser realizado em 31 de outubro, no Casarão Cultural Vila Guilherme.


O Instituto Mudança de Cena é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que promove direitos humanos, cidadania e protagonismo sociocultural por meio da arte e da educação. A equipe elabora projetos e desenha programas que utilizam linguagens artísticas para construir uma sociedade mais justa, digna e sustentável. Com atuação na zona Norte de São Paulo, realiza os projetos Promotores Juvenis, Ponto de Cultura e EmQuadros.
Site: http://www.mudancadecena.org.br/


Serviço
Dias 8 e 29/10, às 20h
Casarão Cultural Vila Guilherme
Praça Oscar Silva, 111 – Vila Guilherme
Dia 14/10, às 20h
UNESP – Rua Doutor Bento Teobaldo Ferraz, 271
Barra Funda (saguão térreo)
GRATUITO



Coordenação: Yara Toscano (11) 98583 1818
Assessoria de comunicação: Valéria Ignácio (11) 99552 3199
Mudança de Cena: (11) 3895-3161
E-mail: mudanca_de_cena@yahoo.com.br