Plenária sobre Políticas Públicas para Mulheres será em 27/02

O Comitê de Políticas Públicas para Mulheres convida a População para a Plenária que acontecera na Subprefeitura de Santana

Mensagem da Secretaria de Politica para Mulheres


Hoje, 24 de Fevereiro, o Dia da Conquista do Direito ao Voto Feminino, a SMPM reforça a importância das mulheres assumirem igualitariamente todos os espaços políticos e de poder.
Em 24 de fevereiro de 1932, as mulheres brasileiras conquistaram o direito de voto com a entrada em vigor o Código Eleitoral Provisório (Decreto 21.076/32). Dois anos depois, em 1934, uma mulher foi eleita deputada federal, a médica paulistana e ativista da Cruz Vermelha Carlota Pereira de Queirós (1892 – 1982). A bióloga e líder feminista Bertha Lutz ficou como suplente, assumindo a titularidade somente em 1936.
Em 2010, elegemos a primeira mulher para a Presidência da República, Dilma Rousseff, reeleita em 2014. Porém, apesar dessa grande conquista e de somarmos mais de 52% do eleitorado brasileiro, de acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ainda somos sub-representadas. As mulheres ocupam somente cerca de 10% na Câmara dos Deputados, 16% no Senado, 13% na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, e 9% na Câmara Municipal de São Paulo.
Apesar da obrigatoriedade de 30% de candidaturas mulheres aos cargos de deputada/o federal, estadual ou distrital e vereador(a), as mulheres exigem mais. Isso porque, este percentual de candidaturas (que ainda não é paritário) não garante a eleição das mulheres nem as mesmas condições de disputa, ou seja, divisão igual de tempo de propaganda em tevê e rádio e de recursos do fundo partidário para campanhas. Continua.

COMPAREÇA! PARTICPE!