Subprefeitura de Santana/Tucuruvi destrói produtos pirateados e 800 máquinas caça níqueis

A Subprefeitura Santana/Tucuruvi realizou, a partir das 11 horas desta sexta-feira (26/2), na Praça Heróis da FEB, a destruição de mercadorias ilegais apreendidas com ambulantes e 800 máquinas caça-níqueis, provenientes de ações conjuntas com a Polícia Civil, que estavam em um depósito da subprefeitura.

As máquinas foram destruídas a partir de uma sentença judicial. Já as outras mercadorias são resultado de operações realizadas contra o comércio ambulante ilegal na região de Santana, principalmente, nas ruas Voluntários da Pátria, Gabriel Piza, Leite de Moraes, Duarte de Azevedo e Av. Cruzeiro do Sul, além do entorno da estação Tietê do Metrô e do Anhembi. Foram inutilizados cerca de 40 mil CDs e DVDs, maços de cigarros e óculos.

Reciclagem

Após a destruição, o material foi doado a cooperativas de reciclagem, cadastradas na Prefeitura. À Cooperativa de Reciclagem Crescer coube a separação dos materiais ferrosos e placas de cobre. Segundo Jair do Amaral, responsável pela Crescer Reciclagem, o material ferroso é destinado à fundição, as placas retornam às indústrias e o material eletrônico é moído e exportado. “É uma forma inteligente de darmos destino ao lixo eletrônico”, declara Amaral.

Além dos componentes eletrônicos, os resíduos provenientes da destruição dos CDs e DVDs também foram doados às cooperativas.

Doações autorizadas por legislação

A Subprefeitura promoveu ainda a doação de materiais apreendidos, autorizados por legislação, cujo prazo de retirada já expirou, a instituições de caridade legalmente cadastradas.

Os lotes contemplam bijouterias, carteiras, capas e carregadores de celular, meias, revistas, livros, tapetes e pneus. Para o Sr. Rui Portela, presidente da Associação Beneficente José Sampaio da Silva, no Mandaqui, esta parceria com a subprefeitura é válida, pois “as doações são utilizadas em bazares, gerando mais recursos para a instituição, que visa também o auxílio às famílias carentes”, afirma Portela.