A avenida mais bonita de São Paulo está em Santana

A Braz Leme é uma das principais vias da zona norte. Seu canteiro central - cujas obras na região de Santana estão em fase final - e suas pistas largas fazem da avenida a mais bonita de São Paulo.

Os moradores do entorno se orgulham da avenida que é referência da convivência harmônica entre o homem e a natureza. “As pessoas podem até passar por aqui correndo, apressadas para o trabalho ou coisa assim, mas ninguém deixa de reparar na beleza desta avenida. Ela é diferente das outras, é difícil ver árvores bonitas e robustas”, diz a aposentada Virgínia Sanchez Abreu, que caminha diariamente na Braz Leme.

Mas não é somente pela beleza que a avenida desperta a atenção de quem passa por ela. Em meio a um trânsito intenso, pedestres caminham tranqüilamente, levam os cachorros para passear e aliviam a tensão do dia-a-dia. Além disso, a Braz Leme é um exemplo de respeito às diferenças, pois suas pistas de caminhada facilitam o trajeto de portadores de mobilidade reduzida.

Aliás, a caminhada é uma das atrações da Braz Leme, que diariamente recebe os amantes do esporte. O casal Ricardo e Amália Rodrigues, por exemplo, corre todos os dias às 6h da manhã “Ajuda a acordar, dá disposição. Às vezes o cansaço é grande, mas quando sinto o cheiro das árvores logo perco o sono”, afirma Amália, que no início ia somente para acompanhar o marido.
A avenida é tão grande que parte dela fica sob jurisdição da subprefeitura de Santana/Tucuruvi e parte pertence à subprefeitura Casa Verde. Toda a sua extensão passou por reformas, o que deu à Braz Leme um aspecto de lugar recém-construído. “É estranho, parece que ela está sempre nova. Acho que todo mundo cuida um pouco, deve ser por isso”, diz, intrigado, o vendedor Ramón Vieira.