II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa ocorreu em Santana

A Secretaria Municipal de Participação e Participação (SMPP), através da Coordenadoria do Idoso, realizou em 9 de maio a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
O evento ocorreu na Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, com o objetivo de avaliar, em discussões, o tema central: “Avaliação da Rede Nacional de Proteção da Pessoa Idosa (RENADI): Avanços e Desafios”.

A Conferência avaliou o processo de reestruturação e construção da RENADI, identificando as metas cumpridas, os avanços e desafios do processo de implementação das políticas destinadas a garantir os direitos da pessoa idosa e apresentar as prioridades das demandas das pessoas idosas no Brasil.

Esses trabalhos pretendem definir eixos estratégicos que promovam a implementação do Estatuto do Idoso em consonância com o tema da Conferência, além de destacar, instruir e reafirmar a importância da participação e do controle social como princípio da gestão democrática e implementar o papel dos Conselhos neste controle e participação dos idosos.
Para que todos os temas fossem incluídos durante o evento, foram divididos oito grupos: Ações para efetivação dos Direitos da Pessoa Idosa; Violência e maus tratos contra a Pessoa Idosa; Saúde da Pessoa Idosa; Previdência Social da Pessoa Idosa; Assistência Social à Pessoa Idosa; Educação, Esporte, Cultura e Lazer para as Pessoas Idosas; Controle Democrático; e Financiamento e Orçamento Público para efetivação dos Direitos da Pessoa Idosa.

Pela Subprefeitura Santana/Tucuruvi Dinéia Cardoso e Roseli Sanches participaram das discussões de subtemas em suas áreas de atuação. O Coordenador de CASD Santana esteve no local para prestigiar o evento e as servidoras de sua Coordenadoria.