Subprefeitura Santana/Tucuruvi celebra o Dia Internacional do Idoso

Comemorado em 1º de Outubro, o Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1999, por determinação da Organização das Nações Unidas (ONU). No mesmo ano, a Comissão de Educação do Senado Federal estabeleceu que dia 27 de setembro seria o Dia Nacional do Idoso.

Essas datas, que a partir de 2008 serão celebradas simultaneamente no dia 1/10, objetivam chamar a atenção da população mundial para o tratamento dado aos idosos em todas as sociedades. O intuito também é sensibilizar e conscientizar as pessoas, pois respeitar o idoso é um ato de cidadania e civilidade. Segundo a ONU, em 20 anos o Brasil será o sexto país com o maior número de idosos no mundo.

A subprefeitura Santana/Tucuruvi apóia essa iniciativa que já tem oito anos, e espera que cada vez mais os direitos dos idosos sejam respeitados. Para acabar com preconceitos e estereótipos, o Grupo de Ginástica Idade de Ouro, do Clube Escola Jardim São Paulo participa de diversos eventos voltados para a terceira idade.

TERCEIRA IDADE TRABALHA CORPO, MENTE E ELEVA A AUTO-ESTIMA.

O coral da terceira idade do Clube Escola Jardim São Paulo realizou, no dia 19/09, uma apresentação na Paróquia Nossa Senhora Salete, em comemoração aos 161 anos de sua aparição.

Para celebrar o aniversário, foi realizada uma missa que começou por volta das 9h. O grupo de ginástica da terceira idade do Clube lotou a igreja, juntamente com os devotos de Nsa. Senhora Salete. A missa, que foi celebrada pelo Padre Adilson, durou cerca de duas horas e emocionou todos os presentes.

A visita à paróquia foi organizada pela professora do Clube, Edinéia Cardoso, cuja filosofia é incentivar a prática de atividades físicas na terceira idade “É preciso se enamorar pelo esporte, pois isso ameniza os problemas de saúde e, muitas vezes, eles deixam de existir”, diz.

XI JORI DA CAPITAL

 

Torcida do Clube Escola Jardim São Paulo apóia os atletas da zona norte.
O Ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera, ficou mais velho no último dia 20. O espaço recebeu cerca de 1800 atletas com mais de 65 anos na abertura dos XI JORI da capital.

Oitenta delegações de todas as regiões da cidade participaram do desfile que antecedeu a volta olímpica, composta por um atleta de cada região. Representando a zona norte, estava Deise Aparecida B. Barbosa. José Odorico Rolin, 63, foi quem acendeu a pira olímpica “Esta é a terceira vez que participo [dos JORI]. Nos dois anos anteriores fui campeão em natação”, diz o representante da zona sul, orgulhoso das duas medalhas de ouro que recebeu.

Além de Deise, cerca de 80 integrantes do Grupo de Ginástica Idade de Ouro, do Clube Escola Jardim São Paulo, prestigiaram a abertura dos JORI com muita disposição e alegria. “É no pé/ é na mão/ Jardim São Paulo é emoção”, canta a equipe coordenada pela professora Edinéia Cardoso.

Os atletas competiram em onze modalidades: atletismo, natação, voleibol adaptado, dança de salão, buraco, dominó, dama, truco, bocha, malha e coreografia. Esta última foi disputada por 43 entidades. “Este ano não trouxemos uma equipe, mas ano que vem teremos presença garantida nesta modalidade”, diz Cardoso. Todos os competidores receberam medalha de participação, mas somente os três primeiros colocados de cada modalidade conquistaram as medalhas de ouro, prata e bronze.

A abertura oficial dos JORI foi feita pela presidente do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social do Estado, Mônica Serra. Para animar ainda mais o evento foram chamadas a Escola de Samba Vai-Vai, a Banda Juvenil da Escola Estadual Hélios Herbelino e a Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

CAMINHADA PELA PAZ

 

Após caminhada, terceira idade participa de ginástica rítmica.

Com bexigas brancas e muita disposição dos participantes, a Caminhada pela Paz reuniu cerca de 100 pessoas no último domingo, 23/09. Quase todos os presentes eram integrantes do Grupo de Ginástica Idade de Ouro.

Do Sesc Santana (saída) ao Parque da Juventude (chegada), o grupo da terceira idade caminhou animadamente, chamando a atenção de todos que passavam pelas Avenidas Dumont Villares e Ataliba Leonel.

A caminhada fez parte da programação da Virada Esportiva, evento que reuniu cerca de 1 milhão de pessoas em toda a capital. Os atletas aderiram a Virada e, ao final da caminhada, participaram da ginástica rítmica. Elza de Menezes, 68, pratica esportes há 13 anos “Estou adorando a Virada, gostei muito da ginástica”, comenta Menezes.

Simultaneamente à Virada, aconteciam os Jogos Regionais do Idoso (JORI). As irmãs Doralice Fioritto de Souza, 67 e Doroty Fioritto da Silva, 63, que participaram da caminhada e fizeram ginástica, ganharam medalha de ouro na modalidade dominó. “É a família unida”, dizem orgulhosas terem conquistado o primeiro lugar. “Se estivermos vivas, ano que vem viremos novamente [à Virada]”, brincam.

Com disposição de sobra, o Grupo também participou da Caminhada Ecológica, e de uma simulação de arborismo, atividade atualmente desativada no Parque da Juventude.